Nesta terça-feira (28), a equipe do Nossa Voz, retornou ao bairro Santa Luzia, em Petrolina, para verificar a situação da Rua 12, após o protesto realizado no dia 20, quando moradores e comerciantes fecharam um trecho da avenida com queima de pneus. O protesto visava chamar a atenção das autoridades para os problemas de buracos e esgoto na via que liga Santa Luzia aos bairros Terras do Sul e Mandacaru.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade havia informado, em nota, que os transtornos na Rua 12 eram decorrentes de problemas em caixas coletoras, causando entupimento e extravasamento de esgoto. A secretaria mencionou que uma equipe de manutenção da Bacia do Dom Avelar seria enviada ao local para resolver a questão do esgoto, e que a pavimentação dos buracos seria realizada posteriormente.
No entanto, durante nossa visita, constatamos que os moradores e comerciantes ainda estão indignados com a falta de solução completa para os problemas.
Josivaldo, comerciante local, relatou que a situação permanece difícil. “A Compesa veio e desentupiu os esgotos, mas os buracos continuam. Muitos carros e motos sofrem danos ao passar por aqui, e já ocorreram acidentes. Precisamos que as autoridades concluam o serviço e tapem os buracos para evitar mais prejuízos e riscos”, afirmou.
Entretanto, em nota, a prefeitura informou que o serviço de desentupimento do esgoto na Rua 12 do bairro Santa Luzia foi realizado pela equipe de Infraestrutura, e não pela Compesa. “Conforme foi anunciado na última semana pela equipe de Infraestrutura, o serviço de esgotamento na Rua 12 do bairro Santa Luzia foi realizado pela equipe de manutenção da bacia do Dom Avelar, serviço esse garantido pela gestão municipal.”
Genildo, outro comerciante da área, também expressou sua insatisfação. “Tenho um comércio aqui há alguns anos e sempre enfrentamos problemas com buracos e esgoto estourado. Após o protesto, o esgoto foi desentupido, mas os buracos continuam. Isso prejudica o tráfego de veículos e a saúde dos moradores por causa do pó levantado pelos protestos”, disse.
Os comerciantes destacaram que, embora o problema do esgoto tenha sido parcialmente resolvido, a pavimentação dos buracos ainda não foi realizada, deixando a via em condições precárias e inseguras. Eles pedem que a prefeitura tome medidas rápidas para concluir o reparo e melhorar a infraestrutura local.
Nossa equipe contatou a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que informou sobre a obra de tapa-buracos. “Sobre o pedido de recuperação da via, a Seinfra informa que o tapa-buraco também será realizado no local nas próximas semanas, através da secretaria executiva de Serviço Públicos”.