Moradores e estudantes do João de Deus protestam contra problemas de esgoto e falta de infraestrutura em Petrolina

0

Na manhã desta segunda-feira (6), moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, realizaram um protesto em frente ao Instituto Federal do Sertão (IF Sertão). A manifestação, que reuniu estudantes, professores e lideranças comunitárias, reivindicou soluções para os frequentes problemas de esgoto na região, além da falta de investimentos em infraestrutura.

Os manifestantes interditaram a entrada principal do instituto, impedindo a passagem de veículos. De acordo com os moradores, o esgoto corre livremente pelas ruas do bairro, causando transtornos e riscos à saúde da população.

“A gente tá jogado às traças. Já vi cadeirante cair dentro do esgoto. É um descaso total. A gente paga R$ 226 de água de esgoto, isso é brincadeira? E os esgotos estão todos estourados, tem buraco que cadeirantes que junto comigo caíram dentro do esgoto aqui. A gente ia fazer um exame, não consegui”, desabafou um morador.

Os manifestantes também cobraram investimentos em infraestrutura para o bairro. Segundo eles, as ruas estão esburacadas e sem pavimentação adequada, o que dificulta o acesso a serviços essenciais como escola e transporte público.

“O objetivo é justamente esse porque a gente vê que o esgoto aqui ele tem dificultado os moradores do bairro acessarem escola, acessar qualquer tipo de serviço que tem naquela dada. Então é nesse sentido mesmo da gente poder fazer a prefeitura entender o descaso que tá tendo com os bairros”, explicou Amanda Moura, representante do grêmio estudantil do IF Sertão.

“Petrolina já conhece a situação do bairro João de Deus. A imprensa e o sistema já haviam falado muitas vezes que colapsou do João de Deus as entradas. As ruas estão inacessíveis, as pessoas estão doentes com tanto esgoto”, afirmou Gabriel Bandeira, líder comunitário do João de Deus.

“A gente paga IPTU, mas o bairro tá abandonado. Onde está sendo aplicado o dinheiro do nosso imposto?”, questionou outro.

O protesto contou com a participação de estudantes do IF Sertão, que também reivindicaram melhorias nas condições da instituição.

“Os problemas do bairro afetam diretamente a vida dos estudantes. Estamos aqui para somar forças e exigir soluções das autoridades””, afirmou um representante do grêmio estudantil.

“Alunos e moradores então fazendo várias reivindicações. Nesse momento nós nos unimos enquanto comando de greve no local do Sertão, comando de greve local na verdade formado pelos servidores da Univasf também e do Campus do Juazeiro do IFBA. Então estamos juntos é que nesse momento reivindicando questões estruturais e que são pautas comuns ao Campus Petrolina do Sertão e a comunidade do João de Deus”, disse um docente.

Em nota a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), informou que “lamenta os transtornos que a população do bairro João de Deus vem enfrentando nas principais vias da comunidade, mas salienta que, desde 2027, a gestão municipal tem buscado soluções para garantir a mobilidade e segurança de pedestres e condutores naquela região. Uma dessas ações foi a recuperação asfáltica da Rua 61, em março do ano passado, executada pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), que custou ao município cerca de R$ 1 milhão. No entanto, a negligencia com a manutenção da rede de saneamento do bairro tem deteriorado a infraestrutura existente em diversos pontos do João de Deus. A gestão municipal, através da Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP), segue cobrando da Compesa mais celeridade e compromisso com a população. Sobre a recuperação dos pavimentos danificados, a gestão municipal esclarece que a Compesa será notificada para realizar o serviço, assim que os esgotos sejam escoados”.