Moradores reclamam da falta de limpeza e manutenção no bairro Quati II, em Petrolina

0

Comunitários do bairro Quati II, reclamam da falta de limpeza pública nos canais e do matagal que impossibilita o uso de uma praça inserida no local. Segundo moradores o ideal era que a prefeitura fizesse mais ações de preservação do ambiente e promovesse oficinas para educar a população sobre o descarte irregular. 

“A gente sabe que os matos crescem naturalmente. Porém, a gente precisa de uma ação mais imediata da prefeitura, porque uma limpeza uma vez por ano é complicada. A limpeza é só no fundo do canal, fica ao redor cheio de mata. As pessoas veem aquele mato e acabam jogando lixo. Dificilmente as pessoas vão sujar se permanecer limpo”, afirmou Luciana Santos, líder comunitária do bairro. 

Entre outras reclamações, os comunitários ressaltam o descarte irregular de animais mortos, entulhos e móveis no ambiente, o que torna o ambiente com odor terrível e desagradável.  Contudo, admitem que teve uma última limpeza realizada pela prefeitura em dezembro, do ano passado. Porém, é preciso que sejam feitas medidas mais assertivas “É preciso fazer um trabalho de educação de reutilização dos resíduos. Os móveis velhos jogados, podiam fazer uma oficina para o povo aprender a reutilizar e fazer doação desses móveis velhos. A gente vai no centro a cidade está linda, mas chega nos bairros, misericórdia”, reforçou Luciana. 

Além disso, pontuou como a falta de preservação por parte da prefeitura tem feito a praça do bairro ficar inutilizada, por conta do aumento de matagal na área. “Está um matagal na praça, daqui a pouco vai surgir o lixo e entulho, o pessoal vai começar a descartar as coisas por aqui. Corta o coração, tanto bairros precisando de uma quadra dessa e não tem. Aqui tem e não é utilizada porque o mato toma conta”, concluiu a líder comunitária. 

Em nota a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) informou que o bairro Quati II, em Petrolina, foi atendido com mutirão de limpeza do programa Cidade mais Limpa no mês novembro e que a comunidade voltará a ser incluída no cronograma do mês de fevereiro.