Moradores da rua do Mar Cáspio, no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina (PE), estão sofrendo com um esgoto estourado, o problema se estende há dias e ninguém consegue identificar o responsável para solucionar o caso. Segundo os populares, a Compesa e a Prefeitura de Petrolina estão fazendo um jogo de empurra-empurra sobre a responsabilidade do saneamento do bairro.
“O nosso problema maior é o esgoto, a gente não sabe de quem é a responsabilidade do saneamento no Antônio Cassimiro, se é a prefeitura ou a compesa, fica um jogo de empurra em empurra e a gente fica sofrendo. O sertanejo gosta de chuva, mas, infelizmente, a gente não está gostando não, é chover e a casa encher de esgoto”, contou a moradora Onilda.
Giselda disse ao programa Nossa Voz que esgoto vem gerando intrigas entre vizinhos. “A gente está nessa situação, todos os dias são complicados, ninguém quer ficar com esgoto na porta de casa”, disse.
De acordo com a moradora, as autoridades informaram que o saneamento do bairro só será garantido após a construção de uma lagoa de estabilização. “Eles informam que o bairro não tem uma lagoa de estabilização para captar o esgoto, e que só vai resolver quando a lagoa do bairro Dom Avelar for construída. Não temos como dizer de quem é a responsabilidade, porque não conseguimos chegar em um consenso”, informou.
O blog Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Petrolina que a Compesa, enquanto concessionária do serviço de água e esgoto em toda a cidade, é a responsável direta por este atendimento. Já a companhia esclareceu que todos os bairros que compreender a bacia do Dom Avelar ainda não são operados pela Compesa.