Morre aos 77 anos o ex-ministro e deputado federal Raul Jungmann

0

O morreu aos 77 anos neste domingo (18), em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada pelo (Ibram), entidade da qual Jungmann era presidente desde 2022.

Raul Jungmann iniciou sua vida política ainda jovem como militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ao longo da carreira, passou por diferentes legendas, incluindo MDB, PPS e PMDB, construindo uma trajetória marcada pela atuação em cargos estratégicos da administração pública e do Parlamento.

Atuação como ministro

Jungmann ocupou cinco vezes cargos de ministro em diferentes governos federais. No governo Fernando Henrique Cardoso, foi ministro do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias.

Já na gestão do presidente Michel Temer, assumiu o Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil, pasta criada naquele período.

Ainda no governo Temer, coordenou operações amparadas por decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados que enfrentavam crises graves na área da segurança pública.

Mandatos eletivos

Raul Jungmann foi eleito deputado federal por Pernambuco em 2002, sendo reeleito em 2006. Em 2010, disputou uma vaga no Senado, mas não obteve êxito. Em 2012, foi eleito vereador do Recife.

Já em 2014, ficou na suplência para a Câmara dos Deputados e, em 2015, voltou ao mandato federal, quando passou a fazer oposição ao governo Dilma Rousseff, posicionando-se publicamente a favor do impeachment da presidente.

Nota de pesar da governadora Raquel Lyra

A governadora de Pernambuco, , lamentou a morte de Jungmann em nota oficial:

“Recebi com pesar, neste domingo (18), a notícia do falecimento do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, que teve uma vida pública dedicada a Pernambuco e ao Brasil. Expresso minha profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida.”

Manifestação do ministro do STF Dias Toffoli

O ministro do Supremo Tribunal Federal também divulgou nota destacando a atuação institucional de Jungmann:

“Lamento profundamente a morte de Raul Jungmann. Em momentos decisivos da história, quando a democracia foi colocada à prova, ele atuou com coragem, clareza e senso de responsabilidade pública. Foi uma presença firme na defesa da ordem constitucional, das instituições e do Supremo Tribunal Federal nos períodos mais difíceis. O Brasil perde um homem público que não se escondeu quando a República mais precisou. Meus sentimentos a seus familiares e a sua legião de amigos.”