O ex-presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Pernambuco) faleceu nesta terça-feira (23). Fernando de Vasconcelos Coelho, morreu na Paraíba e presidiu a instituição de 1985 a 1987.
Em nota a OAB PE classificou Fernando Coelho como “exímio líder jurídico e participou ativamente de todos os movimentos em favor da redemocratização do Brasil, tendo exercido mandato de deputado. Como representante da sociedade pernambucana, esteve plenamente engajado na luta dos movimentos estudantis e direitos humanos”.
Durante o período em que esteve à frente da seccional, assumiu um papel de “inserir o advogado na vida da Ordem e a Ordem na vida da sociedade”, como costumava dizer. Ao término de seu mandato, deixou como legado cerca de 300 advogados exercendo funções dentro da OAB nos mais diversos segmentos, como nas comissões de Direitos Humanos, de Defesa do Trabalhador Rural, da Mulher e do Menor.
Fernando Coelho também presidiu a Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Hélder Câmara, que apurou violações aos direitos humanos cometidas na Ditadura Militar.
Por conta do falecimento, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial de três dias.