As Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro realizam até esta sexta-feira (24) a ‘Mostra de Práticas Existosas’, que tem o objetivo de valorizar, divulgar e compartilhar ações pedagógicas bem-sucedidas durante o ano letivo de 2023 pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Durante o ano tem sido realizada uma série de iniciativas que apresentam os trabalhos que estão dando respostas positivas à educação municipal.
“A Mostra de Práticas Exitosas é uma oportunidade que a rede municipal de ensino tem para apresentar à comunidade o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2023, como o ‘Projeto Pachamama: Eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor’, o material estruturado da Toriba, utilizado na educação infantil municipal desde o Infantil I ao Infantil V, e o projeto ‘Leitura é para gente de qualquer altura’. Tudo isso é um conjunto do resultado que estamos apresentando nesta conclusão de ano”, explicou a assessora pedagógica na Diretoria de Educação Infantil da Seduc, Elizângela Pereira.
Nesta quinta-feira (23), o colorido e a criatividade tomaram conta da exposição das Práticas exitosas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nélia Costa, localizada no bairro João Paulo II. Experimentos, desenhos e brinquedos foram alguns dos materiais exibidos. A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Fabiana da Silva Rocha, contou que além de apresentar os resultados do aprendizado das crianças para a comunidade, a iniciativa também ressalta a importância do trabalho desenvolvido para o universo infantil.
“Nossa Mostra Exitosa de 2023, mais uma vez, traz para toda a comunidade local um pouquinho das vivências, experiências e aprendizagens que foram desenvolvidas com nossos alunos no decorrer do ano inteiro. Então, partindo do projeto macro da rede municipal, Pachamama, foram desenvolvidas sequências didáticas que estão sendo representadas hoje por meio dos materiais estruturados, como os livros, e os materiais não estruturados, como os resíduos recicláveis. Trata-se de um trabalho construído para as nossas crianças e com as nossas crianças”, destacou Fabiana.
Prestigiando a programação, a avó de estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nélia Costa, Iracema Figueredo Brandão, avaliou a iniciativa. “A escola está incrível. Toda equipe de professores e gestão é acolhedora. Aqui os alunos aprendem de verdade, não deixa a desejar em nada de uma escola particular. Eu vejo todo o desempenho e melhora dos meus dois netos, por isso eu faço o possível para estar presente em todos os eventos da escola, que são sempre muito bem organizados e perfeitos. Em breve vou ganhar mais um netinho e com fé em Deus ele terá a oportunidade de estudar nesta escola, que não mede esforços para entregar o melhor. Meu sentimento é de total gratidão e agradecimento”, concluiu Iracema.
—
Ascom/Seduc/PMJ