Mostra Sesc de Cinema chega a Triunfo (PE)

0

Iniciativa cultural voltada ao cinema independente chega à sua oitava edição

Com o objetivo de promover a democratização do acesso ao cinema e fortalecer a circulação das produções independentes nacionais, a Mostra Sesc de Cinema chega à sua oitava edição em 2025. Em Pernambuco, depois de estrear em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, a programação acontece de 7 a 11 de novembro, em Triunfo, no Sertão do Pajeú. A entrada é gratuita. 

A VIII Mostra Sesc de Cinema recebeu mais de 2.100 inscrições entre março e abril deste ano, das quais foram selecionados sete longas e 48 curtas e médias-metragens, de 19 estados do Brasil, todos premiados com R$ 255 mil em licenças para exibição. Na categoria “Panorama Brasil”, que traz um representante de cada estado, Pernambuco é representado por “Filhas da Noite”, um documentário sobre o envelhecimento LGBTQIA+ sob a ótica de seis ícones da noite pernambucana, com direção de Henrique Arruda e Sylara Silvério.

A Mostra contempla ainda a etapa regional, que em Pernambuco contará com uma seleção de dois longas-metragens e 20 curtas, além do Panorama Infantojuvenil, uma seleção de dez curtas-metragens exibidos em setembro deste ano, no lançamento nacional do projeto, e que circularão pelo país em exibições gratuitas nas unidades do Sesc.

“Promover o acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. Com a Mostra Sesc de Cinema, não somente aproximamos o público geral da sétima arte, como também fortalecemos a circulação das produções brasileiras”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco. Ainda este ano, a Mostra circulará pelos municípios de Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Recife.

Na cidade sertaneja a Mostra será realizada de forma itinerante devido à realização de obras no Theatro Cinema Guarany, o que também vai proporcionar o acesso do público dos distritos de Jericó e Canaã e dos bairros da Saudade e Rosário, facilitando o diálogo com o audiovisual nas comunidades.

Na abertura, dia 07/11, a programação ainda acontece no Theatro Cinema Guarany, a partir das19h, com os curtas: “Lá na Frente”, do diretor Márcio Andrade. “Mergulhão”, dirigido por Rogi Silva e Juliana Soares; “Queimando por dentro”, de Enock Carvalho e Matheus Farias; “Todas as memórias que você fez para mim”, com direção de Pedro Fillipe; e “Santo Graal”, de Giselle Gonçalves e João Oliveira.

No dia 10/11, também a partir das 19h, as exibições acontece na Associação de Moradores do Bairro da Saudade, com os filmes: “Moinhos de gente”, dirigido por Laís Domingues; “As Aventuras de Tita – Sementes do sol”, com direção de Eduardo Padrão; “O enterro do Biu”, de Henrique Almeida; “Território de cura”, de Rafaela Barros e Andrezza Tavares; e “Nova Aurora”, filme de Victor Jiménez.

As sessões do dia 11/11, serão em Canaã, na Subprefeitura, às 19 horas. O público vai assistir aos filmes: “Moinhos de Gente”; “A Colmeia Aziza”, de Rodrigo França; “Carpina, 11 de setembro”, de Mery Lemos; “O enterro do Biu”; “Pretas da História”, direção de Danielle Valentim; “Mar de dentro”, de Lia Letícia; e “Saramuná”, de Gabriela Moura.

Dia 12/11 a programação será na Associação de Moradores do Bairro do Rosário, às 18 horas, com os filmes: “Moinhos de Gente”; “Lá na frente”, direção de Márcio Andrade; “O enterro do Biu”; “Pretas da História”; e “Lança foguete”, dirigido por William Oliveira.

Em Jericó, a Mostra acontecerá no dia 13, na Subprefeitura, às 18 horas, com exibições de: “A Colmeia Aziza”; “Carpina”; “Marcado em Barro”, com direção de Monique Morais; “O enterro do Biu”; “Nova Aurora”; e “Saramuná”.