Termina no próximo domingo (dia 31) o prazo para condutores que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E (ônibus e caminhões) renovarem o exame toxicológico. O prazo é para quem tem CNH com vencimento entre os meses de janeiro e junho.
Já os condutores da mesma categoria, mas com a CNH vencendo entre julho e dezembro, têm até 30 de abril. Em Mato Grosso do Sul, são 45.240 pessoas com exame toxicológico pendente.
A não realização do exame é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira.
O descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans (Departamentos de Trânsito Estaduais). A Secretaria Nacional de Trânsito reforça que os condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo veículos de categoria diferente.
O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.