Os mototaxistas de Petrolina (PE) estão indignados com o alto índices de clandestinos atuando na área sem as devidas fiscalizações. Diversas denúncias já foram feitas, mas nenhuma ação foi tomada para resolver a situação. Para tentar barrar o serviço irregular, os mototaxistas realizam, na manhã desta quarta-feira (13), um protesto, no Centro de Convenções.
Jeremias, que atua na área há 16 anos, conta como os clandestinos agem na cidade. “ A pessoa pega uma biz, uma pop sai nas ruas para rodar, o que é proibido, são motos velhas, pessoas com sandálias e que não respeitam as leis de trânsito. Sempre fomos cobrados sobre isso, sou do começo e lutamos para regulamentar.Chega hoje uns aplicativos fora do país, que vem da Rússia e dos Estados Unidos, o pessoal baixa, se cadastrar e sair rodando”, explicou.
Ele conta que a categoria já informou a situação para a AMMPLA e, segundo Jeremias, ela está sob uma ordem judicial e não pode fiscalizar, cobrar um posicionamento da prefeitura. “Nós precisamos nos regularizar todo ano, são três antecedentes criminais que precisamos tirar, pagamos taxas, temos fiscalização e qualquer problema a moto é apreendida. A AMMPLA alega que está por uma ordem judicial que não pode fiscalizar. Vamos nos reunir com o prefeito, só vamos sair da Prefeitura depois de resolvermos esse problema”, contou.
Jeremias afirma que o passageiro também está com perigo ao acionar esse tipo de transporte. “Não é só a gente que está prejudicado, a população também perde. Se acontecer alguma coisa com o passageiro, quem será o culpado? O culpado será nós, não é o clandestino não, o povo já joga nas redes sociais dizendo que foi o mototaxista”, disse.