As movimentações políticas decorrentes das eleições municipais de 2024 em Pernambuco podem resultar na ascensão da vereadora de Petrolina, Maria Elena (União Brasil), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com a eleição de Cleber Chaparral (União Brasil) para a prefeitura de Surubim, ele deixará a Alepe em janeiro de 2025, abrindo uma vaga a ser preenchida por um suplente.
Atualmente, Edson Vieira, ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, assumiu a vaga deixada por Antonio Coelho, que se afastou para ocupar o cargo de secretário de Turismo no Recife. Caso Antonio permaneça no Executivo recifense, Edson Vieira continua na Alepe, e a vaga decorrente da saída de Chaparral poderá ser ocupada por Maria Elena, que é a próxima suplente da União Brasil.
Se confirmada sua entrada na Alepe, Maria Elena deixará a Câmara Municipal de Petrolina, onde sua cadeira será ocupada por Rogério Passos, primeiro suplente com 2.241 votos nas eleições municipais. A transição reforça a dinâmica política interna do partido União Brasil e pode impactar a representação de Petrolina tanto no legislativo municipal quanto no estadual.