O Ministério Público estadual promoveu ontem, dia 15, uma reunião para discutir a necessidade de instalação de leitos de saúde mental no Município de Juazeiro. A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias, e contou com a presença da promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MP (Cesau). Na ocasião, a promotora de Justiça Rita de Cássia destacou que há um hospital psiquiátrico em Juazeiro (Sanatório Nossa Senhora de Fátima) que funciona há mais de 40 anos, no entanto há necessidade da instalação de mais leitos de saúde mental na cidade.
Também participaram da reunião o procurador do Estado, Adriano Ferreira; Manuela Nascimento, assessora técnica da Procuradoria Geral do Estado (PGE); Maísa Juliete Cardoso, diretora do Hospital Regional de Juazeiro, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na ocasião, a Sesab se comprometeu a enviar para o MP, no prazo de 30 dias, o contrato vigente de gestão do hospital regional de Juazeiro com as Obras Sociais Irmã Dulce; informações sobre o contrato de gestão definitiva que será assinado entre a OSID e o Estado, incluindo as metas, perfil e distribuição de leitos da unidade, além de informações acerca da reunião em que o Estado discutirá a repactuação do fluxo vigente no hospital.
A promotora de Justiça Rita de Cássia ressaltou que é necessário a construção de um espaço no hospital para que os pacientes sejas acolhidos para tratar os problemas de saúde mental e pontuou a importância de que a discussão acerca da saúde mental no Município esteja alinhada com a política federal de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). O procurador do Estado Adriano Ferrreira afirmou que a Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Sesab (Sais) comunicará ao MP acerca dos planos do Estado para melhorar a saúde mental em Juazeiro e que será feita interlocução com a administração municipal para qualificar a estrutura atual do Sanatório Nossa Senhora de Fátima.