O Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Juazeiro discutiu a questão das ocupações irregulares em áreas públicas da cidade durante reunião realizada na segunda-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores. As promotoras de Justiça Aline Curvêlo, coordenadora do Comitê, e Joseane Nunes participaram do debate, que levou em consideração os impactos sociais das ocupações e repercussões na segurança pública da cidade.
A pauta debatida foi apresentada pelo Município, que, segundo ressaltou a promotora de Justiça Joseane Nunes, tem competência para atuar e buscar a resolução do problema. Ela lembrou que o Ministério Público do Estado da Bahia já tinha expedido, em 2018, recomendação relativa à necessidade de atuação da Guarda Municipal na fiscalização do ordenamento urbano e proteção do patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município de Juazeiro. Reunião foi agendada entre a Secretaria de Ordem Pública e Habitação com a Polícia Militar para organização do plano de ação que priorizará as áreas públicas ocupadas irregularmente mas ainda sem moradores. O resultado deve ser apresentado na próxima reunião do Cisp, agendada para 7 de julho.
Estiveram presente no encontro, além das promotoras, o comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), tenente coronel Wildon; o presidente da Câmara de Veradores, Mitu; delegado Barcos Aira; comandante dos Bombeiros, Major Meunas; secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovanne Silva; secretário de Meio Ambiente, Carlos Fernandes; secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota; procurador do Município, Carlos Eduardo Lopes; representantes da Polícia Rodoviária Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Segurança Pública de Petrolina, Guarda Municipal, Conselho de Segurança da Região 73, 74 e 75, Conselho Municipal de Segurança Pública e representantes da associação de moradores.