MPPE recebe conclusão de investigação sobre morte de estudante em Belém do São Francisco

0

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu da Polícia Civil a conclusão do procedimento que apurou a morte de Alícia Valentina, de 11 anos. A estudante morreu no dia 7 de setembro, após ser agredida dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 12 anos foi apontado como autor do ato infracional de lesão corporal seguida de morte. Ele foi apreendido no dia 11 de setembro, na zona rural de Floresta, e encaminhado a uma unidade de internação de menores infratores. A corporação não informou em qual local e data ocorreu a internação.

O procedimento foi encaminhado ao MPPE no dia 19 de setembro. Em nota, a Promotoria de Justiça de Belém de São Francisco informou que:

  • – recebeu o documento e adotou as providências cabíveis;
  • – o processo já tramita na Justiça da cidade;
  • – não pode divulgar mais informações, pois o caso envolve menores e está sob segredo de Justiça.

Processo administrativo contra direção da escola

A Prefeitura de Belém do São Francisco instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades da diretora da Escola Municipal Tia Zita, Ana Angélica Oliveira Gomes, e da vice-diretora, Patrícia Rodrigues da Silva.

A medida foi publicada na Portaria nº 070/2025, no Diário Oficial do município de 22 de setembro, 11 dias após a morte da estudante. A gestão municipal não informou se a apuração tem relação direta com o caso.

Relembre o caso

Segundo familiares, Alícia foi agredida por um adolescente dentro da escola. Imagens de câmeras de segurança mostram a movimentação de alunos em frente ao banheiro do colégio, de onde a vítima saiu pedindo ajuda após a agressão.

O atestado de óbito da estudante registrou traumatismo cranioencefálico causado por instrumento contundente. A menina passou por três unidades de saúde no interior antes de ser transferida ao Hospital da Restauração, no Recife, onde morreu.

_____________

Fonte: G1 PE