As alterações no trânsito da área central de Juazeiro começam às 6h desta terça-feira (18), quando será interditado o pontilhão próximo ao Banco do Brasil para a etapa de demolição prevista na obra da Travessia Urbana. A mudança afeta veículos de pequeno e grande porte, além do transporte público. Em entrevista nesta segunda-feira (17), o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Mitonho Vargas, explicou as rotas alternativas e a previsão de conclusão da intervenção.
Segundo Mitonho, a antecipação da demolição foi motivada por segurança e pelas previsões de chuva. Ele afirmou que, apesar da estimativa oficial de até cinco dias de interdição, a expectativa é de que o trecho seja liberado antes. “A obra está avançando e quanto mais ela avançar, melhor para todos nós. Junto com a CLC, mantivemos uma previsão de até cinco dias para a conclusão desse trabalho. Porém, a gente espera que a empresa consiga entregar isso em dois ou três dias. Esse prazo maior é apenas para casos de imprevistos, mas espero em Deus que não haja, para que possamos liberar o fluxo de veículos em apenas dois dias.”
O diretor reforçou que a interdição começa já no início da manhã desta terça. “A partir de amanhã, às 6h, nenhum veículo poderá mais transitar naquele pontilhão do Banco do Brasil, no sentido bairro Santo Antônio, pela Avenida Raul Alves.”
Com o bloqueio, veículos menores terão um único desvio permitido. “Todos os veículos de pequeno porte terão que se dirigir pela Orla 2, passando embaixo do pontilhão do Rei do Caldo”, explicou. Para veículos maiores, como ônibus, vans e caminhões de entrega, o trajeto será diferente por causa da altura limitada do pontilhão da Orla 2. “Esses veículos precisam se deslocar pela Travessa São Ribeiro, ao lado do Banco do Brasil. Depois seguem ao lado da prefeitura, entram à esquerda sentido Promate e, mais adiante, à direita na Travessa Lauro de Freitas, seguindo até a Praça. De lá, pegam a Travessa da Maravilha, sentido Piranga, e continuam até acessar seus destinos.”
Mitonho também orientou sobre o fluxo de pedestres. “Eles vão continuar atravessando nas faixas, e o semáforo do Banco do Brasil garante essa segurança. Quem estiver do lado bancário vai sair à esquerda, sentido Prefeitura, e atravessar pelo arco do pontilhão que foi demolido recentemente, seguindo pela Rua do Paraíso até o semáforo das Americanas.”
A AMTT vai reforçar a presença de agentes de trânsito durante os primeiros dias de mudança. “Nossa equipe vai estar atenta, acompanhando de perto, orientando condutores e pedestres. Sabemos que não é um momento fácil e que há transtornos, mas precisamos que a obra seja concluída o mais rápido possível. Pedimos paciência, resiliência. Quem tiver consultas marcadas para 8h ou 8h30 deve sair mais cedo. O trânsito antes das 6h20 é tranquilo. Se possível, remarquem as consultas para depois das 9h, quando o fluxo já melhora.”
O transporte coletivo também será impactado. “Ônibus escolares, coletivos e transporte de alunos da Univasf terão que fazer o desvio por Piranga para seguir para outros bairros. Antes, eles passavam pelo pontilhão e retornavam ali perto do Banco do Brasil. Agora não podem mais. Quem vem da Univasf sentido Petrolina pode seguir normalmente pela José Petintinga e pelo antigo pontilhão demolido. Mas quem está do lado de cá de Juazeiro e precisa acessar o outro lado vai enfrentar maior dificuldade.”
Mitonho afirmou que a etapa de demolição deve avançar rapidamente. “A expectativa é de que até dezembro a demolição dessa banca esteja concluída por completo. Depois, o foco será a liberação da rotatória, que deve ocorrer entre 90 e 120 dias. Pelo avanço da obra, pode ser que esse prazo diminua, desde que não haja imprevistos. Como há previsão de chuva na quarta, quinta e sexta, optamos por antecipar para terça. Com isso, se surgir algum atraso, o feriado de quinta reduz o impacto para os condutores.”
O diretor reforçou que o planejamento prioriza a segurança e tenta minimizar os transtornos. “Estamos pensando no melhor para todo mundo, para toda a cidade e para quem transita na nossa região.”
Alterações no tráfego durante a interdição
Veículos pequenos (até 2,20 m de altura)
– Podem seguir normalmente pelo pontilhão da Orla I e acessar a Orla Nova (antigo Rei do Caldo).
Veículos grandes (ônibus, vans, caminhões e outros acima de 2,20 m)
– Devem utilizar rotas alternativas para acessar o bairro Santo Antônio.
– Opção recomendada: seguir pela Travessa da Maravilha, acessar a Banca (BR-407), continuar pelo bairro Piranga e retornar pela Avenida Airton Sena, no bairro Jardim Flórida, em direção ao Santo Antônio.



