Mulheres terão espaço para conscientização e denúncias durante Carnaval de Petrolina

0

Com a chegada dos festejos carnavalescos, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Mulher de Petrolina estará reforçando ações de conscientização contra assédio e violências através da campanha “Não é Não!” durante os quatro dias de folia. Em entrevista ao Nossa Voz nesta quarta-feira (7), a Secretária Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Rosarinha Coelho ressaltou que apesar de estarem ganhando coragem para pedir ajuda e denunciar as violências sofridas, ainda é necessário avanços, pois muitas mulheres continuam sofrendo abusos. 

“A gente precisa conversar com toda a sociedade sobre o “Não é Não”, sobre dizer não a violência, sobre dizer sim ao respeito, porque infelizmente ainda continua acontecendo violência contra mulher. Muitas mulheres não denunciavam, tinham medo de pedir ajuda, voltavam atrás rapidamente de uma denúncia porque tinham medo da sua situação de vulnerabilidade, da sua situação financeira, mas a sociedade de hoje é uma sociedade que as mulheres têm coragem de denunciar“, comentou Rosarinha.

A Secretária Executiva também informou que as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos serão realizadas em conjunto com as Secretarias de Segurança Pública e de Saúde, no Polo 21 de Setembro, durante as noites de Carnaval. “Todas as noites a nossa equipe vai estar no Polo 21 de setembro com o material, vamos estar divulgando essa questão dessa conscientização, e para ajudar as mulheres a pedirem socorro a patrulha da mulher vai estar lá também todas as noites, então uma mulher que possa sentir qualquer tipo de importunação, de coação, de situação desagradável ou indesejada pode chamar pelo 153 ou pode pedir ajuda lá”.  

Para o aquecimento do Carnaval e para fazer um reforço sobre a atuação e a disponibilidade desses serviços durante as festividades, a partir das 17h da sexta-feira (9), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social puxarão o bloco do Social na praça 21 de Setembro. “Você pessoa com deficiência, mulher, pessoas LGBTQIA+, os idosos, vamos lá brincar, vamos lá dizer não a qualquer tipo de violência e é claro dizer sim ao respeito, que tudo com respeito, com amor, com alegria é sempre melhor”, convidou a Secretária.