Em mais um passo no processo de flexibilização das medidas de restrição à Covid-19 em Petrolina, a administração municipal – por meio da Secretaria Executiva de Cultura – irá ampliar os horários de visitas ao Museu do Sertão, voltando a receber petrolinenses e turistas também nos finais de semana.
Adotando os protocolos de segurança e levando em consideração as medidas necessárias para um funcionamento seguro, a visitação passa a funcionar de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 14h, sem fechar para almoço. A entrada é permitida apenas fazendo uso de máscara durante toda a permanência no local e higienização das mãos com álcool.
Somente crianças de até 2 anos estão liberadas do uso de máscara. Não será permitido ao visitante tocar, sente ou deitar no acervo, assim como tocar em vitrines e se alimentar no local. Além do distanciamento social, diariamente o equipamento receberá a devida sanitização de superfícies, mobílias, acervos e equipamentos. Tais medidas deverão ser rigorosamente respeitadas enquanto perdurar o risco de contaminação pela pandemia.
História
Importante espaço cultural e turístico do município, o Museu conta com mais de 3 mil peças reunidas em segmentos diversos, a exemplo de Paleontologia, Fauna e flora, Homem Sertanejo, Casa Sertaneja, Cultura, Economia de subsistência, Jardim sertanejo, Petrolina Ontem, Comunicação, Navegação e ferrovia, Religiosidade e Galeria dos ex-prefeitos. Esses segmentos trazem objetos que remetem ao cangaço, a vida do homem que vive no Sertão, plantas e animais da caatinga e personagens importantes para a cidade de Petrolina – como o primeiro bispo Dom Malan, o jornalista Joãozinho do Pharol e a dama do barro, Ana das Carrancas.
A visitação no local é gratuita e pode ser feita com a presença de um guia. O Museu do Sertão fica na Rua Esmelinda Brandão, Centro próximo ao Ministério Público de Pernambuco. Informações ou agendamentos para grupos podem ser feitos através do e-mail museudosertaopetrolina@gmail.com, ou pelo WhatsApp (87) 9 8803-0335 ou pelo telefone (87) 3862-1534.