Será realizado neste sábado (15), a partir das 8h, um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, no distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro. Cerca de 30 agentes irão realizar busca ativa dos focos do mosquito na área.
Os agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro realizarão visitas nas residências, pontos comerciais e terrenos baldios. A meta é visitar cerca de 800 imóveis na comunidade. “Fazemos um trabalho contínuo de busca por focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, na sede e interior do município. Pedimos que a população de Pinhões receba as nossas equipes, abram as portas para que possamos, juntos, fortalecer a luta de combate ao Aedes aegypti”, destacou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves.
Atualmente, Juazeiro é considerado médio risco para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além do trabalho de fiscalização, os agentes de endemias realizam uma tarefa educativa junto à população.
O supervisor reforçou os cuidados diários nos locais que podem servir de foco para o mosquito. “É preciso ficar atento aos seus quintais, pois o mosquito pode aproveitar, inclusive, os ralos com pouca quantidade de água. Às vezes, o foco do Aedes está onde menos esperamos”, destacou Diego.
Colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado são alguns cuidados para combater o mosquito.
A prefeitura de Juazeiro disponibilizou um canal para a população informar possíveis focos do mosquito ao Núcleo de Endemias. O ‘Dengue Zap’ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número (74) 98827-9832.
Da Redação