Após a convenção protocolar realizada no dia 4 de agosto, Júlio Lóssio (PSDB) deu início à sua campanha eleitoral, apresentando uma equipe diversa e motivada para conquistar a eleição. O evento ocorreu na tarde do último sábado (17), no Centro Cultural Dom Bosco, e contou com a presença de diversas figuras importantes, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o presidente da ABRAFRUTAS, Guilherme Coelho (PSDB), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), o senador Fernando Dueire (MDB), os deputados federais Lucas Ramos (PSB) e Túlio Gadelha (REDE), o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) e o presidente da ADEPE, André Teixeira.
O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Petrolina, afirmando que “a presença da nossa governadora é fundamental para o desenvolvimento da cidade” e pediu o apoio dos presentes para eleger vereadores que contribuam com a gestão de Júlio Lóssio.
Túlio Gadelha (REDE) destacou a necessidade de atenção à periferia e aos serviços de saúde, criticando a atual gestão por não atender às demandas básicas da população. “Júlio é necessário para Petrolina porque ele construiu uma cidade que olha para as pessoas mais pobres e para a periferia”.
O deputado federal Lucas Ramos (PSB) reafirmou sua presença no palanque de Lóssio, mesmo com a decisão de seu partido de apoiar outro candidato. Ele mostrou-se otimista com os resultados da campanha e ressaltou o compromisso de Lóssio com as áreas mais carentes de Petrolina. “Júlio é necessário para Petrolina porque Petrolina não é só a beira-rio, Petrolina não é só o bairro nobre, Petrolina é a periferia… Hoje, para fazer consulta, tem que fazer fila no posto de saúde, você tem que chegar de madrugada para pegar uma fichinha. Júlio, eles voltaram tanto a saúde aqui em Petrolina que estão inventando um mutirão porque não estão dando conta dos postos de saúde que Júlio construiu… A gente tem que saber quem ajudou a construir essa Petrolina que olha para as pessoas mais pobres, que olha para a periferia.”
Fernando Dueire (MDB) elogiou as iniciativas de Júlio Lóssio em prol do desenvolvimento social e econômico, lembrando a importância do legado de Osvaldo Coelho. “Júlio, você também foi uma das inspirações de Oswaldo Coelho. O povo de Petrolina sabe disso”.
Guilherme Coelho, presidente da ABRAFRUTAS, criticou a falta de zelo da gestão atual, destacando que, apesar dos recursos investidos, a cidade precisa de uma administração mais responsável. “Um lado de lá tem uma característica: ele gosta só de mexer aqui no centro. Eles sabem fazer, mas quando passa da 7 de Setembro, o pior de tudo é que de vez em quando eles passam da 7 de Setembro, mas passam para fazer porcaria com os asfaltos que são feitos. Isso não é zelo do espírito público, isso não é respeito ao cidadão e à cidadã que pagam seus impostos”. Guilherme destacou ainda a importância de uma gestão que realmente se importe com a cidade e seus moradores, lembrando que “nossa cidade cresce, ela é próspera. Eu tenho uns compromissos com essa cidade ainda que vou resolver”.
Elismar Gonçalves, candidato a vice-prefeito na chapa de Lóssio, destacou seu orgulho de ser do interior e seu profundo conhecimento das necessidades de cada região de Petrolina. Com entusiasmo, ele ressaltou: “Dizem que Júlio escolheu um vice lá do interior, da região de Nova Descoberta e Bebedouro. Eu estou no mandato de vereador para servir a toda Petrolina. Governadora, no dia que a senhora quiser vir à Petrolina, nosso senador Fernando, nosso ministro André de Paula, e nossos deputados, eu me coloco à disposição para dirigir o carro e levar os senhores e senhoras. Eu não preciso de motorista para andar os 5 mil km dessa cidade, seja na periferia, no centro, nas áreas irrigadas ou no interior. Mesmo estando no mandato servindo a toda Petrolina, tenho orgulho de dizer que sou do interior. Já dizia doutor Raimundo: o homem que não reconhece a sua origem, ele não tem história.”
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), reforçou o apoio a Lóssio, destacando a importância de ter um time comprometido em Petrolina. “Mas para continuar seguindo firme e forte, a gente precisa de time, e Júlio faz parte do nosso time aqui em Petrolina. Júlio é o cara que fez muito pela saúde, que me falou das Ames, das creches, e disse da importância de a gente poder inverter o jogo trabalhando também porque mais precisa. Júlio, Petrolina é uma das cidades mais importantes de Pernambuco… muitos achavam que você não ia estar aqui, feliz e firme como você está hoje, mas a gente tá junto, meu amigo.”
Por fim, Júlio Lóssio expressou sua gratidão e destacou a credibilidade como um valor essencial em sua trajetória política. “Na minha vida, tem tudo altos e baixos, mas estou muito animado porque cada dia é especial. Estou feliz pela generosidade da governadora com os mototáxis, mas também que vocês para governadora, a pior coisa que pode existir na vida é a ingratidão. E, infelizmente, em Petrolina, nós temos um grupo ingrato que não reconhece as ações do governo federal, do governo estadual e quer colocar tudo no colo dele”. Júlio Lóssio ressaltou que a gratidão e a credibilidade são essenciais para uma boa gestão, afirmando que “um homem na política pode perder popularidade, mas ele não pode perder credibilidade… A popularidade flutua, mas a credibilidade não”.
Júlio Lóssio também apresentou suas propostas para Petrolina, destacando a importância de revitalizar áreas negligenciadas e garantir que todos os bairros da cidade recebam a devida atenção. Ele criticou a falta de cuidado da atual administração com a periferia e se comprometeu a retomar projetos que priorizem as áreas mais carentes. “Nós precisamos cuidar das pessoas e não apenas de alguns bairros. O cuidado tem que ser com todos os petrolinenses, principalmente aqueles que mais precisam”, afirmou. Lóssio também fez questão de se posicionar em relação à história política da cidade, mencionando os “Coelhos raiz”, como Guilherme e Osvaldo e a importância de se resgatar a essência do compromisso com o povo. “Os Coelhos raiz sempre tiveram um compromisso com Petrolina, e esse compromisso deve ser honrado. Não podemos deixar que a política se transforme em um jogo de interesses pessoais. É preciso resgatar a verdadeira política, aquela que se preocupa com o bem-estar de todos”, concluiu.