O Carnaval está chegando e embora a ocasião seja festiva, é necessário manter os cuidados com a saúde. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, preocupada com o aumento de casos de Covid-19 durante o período momesco, reforça as orientações à população sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a propagação do vírus e proteger a saúde de todos.
Não deixe a Covid-19 acabar com a sua festa – prevenção é a chave
A vacinação contra a COVID-19 segue disponível para o público elegível em todas as unidades de saúde do município, tanto na sede quanto no interior. A população é orientada a manter a vacinação em dia, especialmente as doses de reforço, que são fundamentais para garantir a proteção contra formas graves da doença, especialmente, os grupos prioritários para a vacinação: crianças de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde.
A Sesau destaca ainda a importância da etiqueta respiratória, que consiste em medidas simples, mas eficazes, para reduzir os riscos de transmissão do vírus. A população deve utilizar máscaras cirúrgicas em caso de coriza, tosse ou outros sintomas respiratórios; higienizar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir, espirrar ou tocar superfícies; cobrir boca e nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o material imediatamente após o uso.
Está com sintomas? Teste e isolamento são essenciais para evitar a propagação
Quem apresentar sintomas de Covid-19 deve realizar o teste de detecção e, em caso de resultado positivo, seguir as orientações de isolamento social para evitar a transmissão do vírus. É fundamental garantir a ventilação adequada e a limpeza frequente dos ambientes, além da desinfecção das superfícies.
A Secretaria de Saúde alerta que, conforme dados de anos anteriores, é esperado um aumento no número de casos durante as festividades de Carnaval. Por isso, convida a todos, especialmente aqueles com sintomas, a seguirem rigorosamente as recomendações indicadas para reduzir a disseminação do vírus.
A colaboração de todos é essencial para garantir a segurança e a saúde coletiva durante esse período de festividades.
__
Ascom Sesau PMJ