“Não deveria haver, principalmente por quem foi eleito com esse processo eletrônico”, diz presidente do TRE sobre questionamentos a urna

0

O desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE),  André Guimarães, esteve em Petrolina nesta segunda-feira (19) para apresentar as iniciativas inclusivas que serão disponibilizadas nas Eleições 2022. Acompanhado pela desembargadora auxiliar,
Virgínia Gondim Dantas, ele concedeu entrevista exclusiva ao programa Nossa Voz, na sequência, seguiu para o evento, realizado no Fórum Eleitoral do município e contou a presença de um grupo de eleitores com deficiências.

Inicialmente, Guimarães destacou a pontualidade nas ações previstas no calendário eleitoral e a tranquilidadena condução do processo em Pernambuco.  “O nosso TRE-PE é uma referência nacional. De tal modo que nós estamos preparando as eleições e até o momento podemos dizer que não ocorreu nenhuma intercorrência. Estamos no momento no procedimento de geração de mídias, ou seja, enxertando as mídias em flash cards com os nomes dos candidatos e dos eleitores para que no dia da eleição esteja tudo devidamente preparado como sempre ocorreu nas eleições anteriores”. 

Mesmo ciente dos possíveis acirramentos provocados pela reta final da campanha eleitoral pode causar, ele reforçou a expectativa de ter um pleito tranquilo. “Então, posso dizer ao povo de Petrolina e ao povo pernambucano é que o TRE tem a convicção de que as eleições em Pernambuco transcorreram dentro da maior normalidade possível. Esperamos isso de todos os eleitores e pedimos uma eleição de paz, de tolerância, que  todos os eleitores no dia da eleição exerçam seu direito de voto, escolhendo os seus candidatos, mas dentro do que a democracia permite, sem qualquer tipo de violência. Nós acreditamos que o povo de Pernambuco, que o povo de Petrolina está preparado para exercer esse direito de voto de forma tranquila e democrática como deve ser”. 

A desembargadora Virgínia Gondim, destacou para o NV as ações inclusivas para assegurar o voto das pessoas deficientes. “A nossa pauta de acessibilidade do TRE é muito importante e uma das divulgações hoje é justamente dentro do tema ‘Eleições acessíveis 2022’. Foi celebrado um convênio de cooperação técnica com a secretaria de desenvolvimento social do estado, numa parceria, e vão ser disponibilizadas vans para o transporte dos eleitores com deficiência ou baixa mobilidade no dia das eleições. Tanto no primeiro turno quanto no segundo turno”.

Em Petrolina, dois veículos adaptados irão transportar o eleitor com necessidades especiais no trajeto de casa até seu local de votação, ida e volta, sem custo. Para ter acesso ao serviço, é necessário realizar a reserva de vaga por meio do Whatsapp (81) 3194-9275.

“Esse cadastro aqui em Petrolina vai contar com duas vans e poderão ser feitos até 24 atendimentos de eleitores. Vai pegar o eleitor no endereço indicado, geralmente na sua residência, leva para o local de votação e depois retorna com o eleitor para sua casa. Isso é muito importante porque está ultrapassando uma barreira de transporte para que possa ter plena cidadania através do exercício do voto”, explicou Gondim.

Questionado sobre os testes realizados recentemente nas urnas, inclusive na presença de oficiais das Forças Armadas, André Guimarães reafirmou a segurança das urnas eletrônicas. “Os testes estão sendo desenvolvidos da melhor maneira possível e como sempre, tem ocorrido. Então, o TRE, a Justiça Eleitoral, sempre exerceram essa missão constitucional das eleições da forma mais transparente e confiável possível. Tenho certeza de que isso é inquestionável perante a população. No momento estamos fazendo o teste, inclusive tivemos este final de semana fiscalizadores das Forças Armadas e do TCU. De forma muito tranquila, o TRE através de sua equipe, notadamente do nosso secretário de tecnologia, George Maciel, explica de forma tranquila, todos os procedimentos do processo da nossa urna eletrônica para essas entidades fiscalizadoras”, pontuou. 

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, os questionamentos feitos até então só reforçaram a transparência do pleito que se aproxima. “Estamos absolutamente tranquilos quanto à confiabilidade da urna eletrônica e do processo eletrônico de votação e a Justiça Eleitoral, como sempre, está aberta. Eventuais questionamentos que ocorrem neste sentido, embora sem fundamentação, sem um caso concreto, mas por um lado foi bom. porque tornamos transparente, mais ainda do que era, o nosso processo eleitoral, porque a Justiça Eleitoral não tem outro objetivo a não ser preparar as eleições, realizar as eleições e entregar ao povo brasileiro, ao povo pernambucano, o resultado fidedigno das eleições”, assegurou.

“Essa é a nossa missão e vamos cumprir com toda a certeza e mais uma vez, como temos  feito há 90 anos. A Justiça Eleitoral completou 90 anos este ano e com a implantação das urnas eletrônicas, tenho certeza, que o nosso processo democrático de votação e de eleições, eu diria que é o melhor do mundo. Não existe processo eleitoral mais transparente e mais confiável do que o nosso”. 

Ainda ao NV, André Guimarães apontou que, por se tratar de um processo comprovadamente idôneo  os questionamentos seriam dispensáveis. “Não deveria haver, principalmente por quem participou de várias eleições e foi eleito com esse processo eletrônico, inclusive, sua excelência o nosso presidente Jair Bolsonaro. Ele participou de várias eleições como deputado federal e como presidente da república foi eleito. Ele está aí por vontade do povo, através do nosso sistema eletrônico de votação. De tal modo que eu penso que não há qualquer dúvida a esse respeito sobre a segurança e a confiabilidade do nosso sistema eletrônico eleitoral”, avaliou.