“Não podemos interferir dentro da associação, mas se tiver alguma coisa errada, com certeza nós podemos denunciar”, afirma Capitão Alencar sobre irregularidades nas associações de moradores

0

Após afirmar, na última quinta-feira (25), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina, irregularidades na eleição da Federação das Associações de Moradores de Petrolina FEAMUPE, o vereador Capitão Alencar conseguiu anular o pleito. 

Em entrevista ao programa Nossa Voz, o vereador afirmou que os parlamentares não podem se envolver nas discussões das associações, mas denúncias podem ser feitas.  “Eu convoquei todos os vereadores para isso, porque não podemos interferir dentro da associação, mas se tiver alguma coisa errada, com certeza nós podemos denunciar, como trouxe no plenário. Fui ouvido, fui aceito pelo presidente Aero Cruz,  quando a gente impediu aquela posse”, contou ele.

Para evitar irregularidades nas associações de moradores de Petrolina, o Capitão Alencar disse que está entrando com uma PL para  criar o cadastro municipal de associações. “Eu estou entrando com esse projeto de lei para criar o cadastro municipal de associações. Ou seja, quer se cadastrar na associação, cadastrar, quem não quer, não tem problema, disse o vereador.

Em respostas às críticas feitas pelo líder comunitário do bairro José Maria, Roberto da Gráfica, o vereador afirmou que está à disposição para ajudar os líderes a regularizar as documentações referentes às associações. “Quero dizer a toda população do José e Maria: Roberto eu estou à disposição para reformular o estatuto,  até porque só esse ano, o Capital Alencar já fez estatuto mais de 5 associações gratuitamente. Eu faço essa consultoria para ajudar as pessoas e não ganhar dinheiro”, respondeu o capitão. 

O vereador disse que é importante as autoridades estarem atentos às adversidades das associações. “O que a gente faz é denunciar e chamar as autoridades para que possam junto, com a Câmara Municipal e Ministério Público, acompanhar essas associações. A gente sabe que tem muita gente criando associações com a única finalidade de se promover politicamente e, também buscar recursos de doações e emendas,  que, enquanto a isso, está tudo bem. Mas que as associações cumpram com o seu estatuto e com aquilo que preconizam com o código civil”,  afirmou ele.