O projeto “Nas Ramas da Esperança”, desenvolvido pelos professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), ganhou novo destaque e dessa vez em âmbito mundial. Inscrito no Prêmio Pesquisadores BC, a iniciativa foi selecionada junto a mais quatro projetos da Região Nordeste, e será apresentada na Brazil Conference em Harvard & MIT 2024. Além disso, os pesquisadores vencedores participarão da uma imersão em Harvard e MIT e networking com outros pesquisadores, palestrantes e empresas.
A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual realizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston. O evento leva a missão de atrair cada vez mais atenção global para o Brasil, impulsionando o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação, discussões impactantes e colaboração.
Já o “Nas Ramas da Esperança” é uma ação estratégica de redução da pobreza extrema em Pernambuco, através da implantação de um banco de multiplicação de ramas-sementes, produção e distribuição de variedades de batata-doce biofortificada. através dela, busca-se cumprir a estratégia de superação da insegurança alimentar e da desnutrição, além de potencializar a economia circular em Pernambuco
Desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, o projeto é desenvolvido com apoio da Rede BioFORT – responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenada pela Embrapa. A ação recebe ainda financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
O coordenador do projeto, professor Erbs Cintra, celebra a conquista do Prêmio Pesquisadores BC e reafirma a “missão de levar esperança em forma de alimentos para a mesa da agricultura familiar sertaneja”. “Combater a fome é a nossa missão”, reforçou ao Blog Nossa Voz.