A Neoenergia Coelba registrou um aumento de até 30% na demanda por energia nas regiões litorâneas durante o Réveillon. O estudo realizado pela empresa comparou o período a uma semana comum e verificou que o consumo teve um incremento de 700 megawatts, o que corresponde a toda demanda de energia de Feira de Santana, por exemplo.
Embora o aumento considerado alto, houve redução de 13% nas ocorrências, o que, segundo a Neoenergia Coelba, é fruto dos investimentos realizados.
Os locais que registraram maior demanda por energia nas áreas litorâneas foram:
- Caraíva (31%);
- Mucuri (24%);
- Itamaraju (23%);
- Praia do Forte (23%);
- Trancoso (21%); e
- Boipeba (21%).
Esses locais realizaram festas de grande porte, aumentando a demanda não somente nos locais dos eventos, mas também nos comércios e hospedagens.
Já prevendo um consumo maior durante o verão, que promete altas temperaturas, a empresa montou um esquema especial de monitoramento e reforço operacional. Foram investidos R$ 294 milhões em regiões turísticas, como litoral e Chapada Diamantina, sendo que no Litoral Norte uma nova linha de alta tensão foi entregue, triplicando a capacidade de abastecimento da localidade, e no sul quatro subsestações foram ampliadas.
Fonte: BNews



