Neoenergia intensifica ações para retirada de redes de telecomunicações irregulares em postes na cidade de Petrolina

0

A Neoenergia Pernambuco está intensificando as ações de ordenamento de rede em Petrolina. As equipes da concessionária estão atuando no município com a finalidade de retirar cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular e/ou não autorizados nos postes da distribuidora, especialmente redes clandestinas de telecomunicações, assim como os cabos de telefonia partidos fora dos padrões de segurança ou sem autorização. Até o fina da próxima semana, as equipes da distribuidora atuarão nas ruas Antônio Santana Filho e Cel. Amorim, além da Avenida Fernando Góes, todas no Centro.

Além de contribuir com a diminuição da poluição visual, a ação de ordenamento impacta diretamente na segurança da população. Isso porque serão retirados todos os materiais que não atendam as normas técnicas, padrões de qualidade e segurança exigidos pelas agências reguladoras Aneel e Anatel. É importante ressaltar que, neste mês, a Neoenergia aumentou o número de equipes de ordenamento de rede em Petrolina com o objetivo de atender ao município e toda a região no combate às redes clandestinas de telecomunicações.

“Essas redes irregulares colocam toda a população de Petrolina em risco. A retirada desses cabos e equipamentos tem como finalidade principal evitar acidentes e incêndios nos postes. Estaremos com nossas equipes prontas para fazer a retirada total de tudo que estiver fora do padrão de segurança”, afirmou o supervisor operacional, Weudo Monteiro.

Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia Pernambuco, existem, ainda, situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer autorização e fora de todos os padrões técnicos de segurança.

Regularização

A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.