Nesta quinta-feira (13), o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional visita Salgueiro (PE)

0

Nesta quinta-feira (13), os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, estarão presentes em Salgueiro (PE) para a cerimônia de inauguração do novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A estrutura estava paralisada desde outubro de 2022 devido a problemas técnicos causados pela falta de reparos e manutenção do sistema. No entanto, o ministro Waldez Góes tem se dedicado à recuperação do sistema desde que assumiu o ministério em janeiro de 2023, seguindo uma determinação do Presidente Lula, importante responsável pela implantação do PISF.

A Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados, capazes de garantir um fluxo contínuo de transporte de água entre um poço de sucção e uma área de escoamento, através de tubulações forçadas. Toda essa estrutura está instalada em um prédio de três pavimentos. A partir da EBI-3, as águas do Rio São Francisco são canalizadas e transportadas por meio de canais e reservatórios para os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de abastecer a população.

Atualmente, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são beneficiadas pelo abastecimento de água proveniente da estação EBI-3.

A cerimônia de acionamento do novo sistema de bombeamento da estação EBI-3 irá ocorrer às 10h, na Estação de Bombeamento 3 (EBI 3), localizada na Rodovia BR 232, Vila Uri, Zona Rural, em Salgueiro (PE).

Com a retomada da operação da EBI-3, espera-se um reforço importante no abastecimento de água nas regiões beneficiadas pelo PISF, garantindo o acesso a esse recurso essencial para a vida quotidiana da população. O trabalho realizado pelo ministro Waldez Góes em recuperar o sistema demonstra o compromisso do governo em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a infraestrutura hídrica do país.

Fonte: Agência Brasil