Considerando a humanização como parte dos procedimentos adotados por todas as equipes, o Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, implantou neste natal, o ‘Dia do Desejo’. Como o próprio nome já diz, será um dia especial para conceder desejos aos pacientes infantis da unidade de oncologia do hospital.
O HDM Ismep atende por dia cerca de 5 pacientes em tratamento de quimioterapia. São cerca de 30 crianças por mês. A coordenação de Humanização deixou na enfermaria, papéis de carta para que as crianças, com o auxílio dos acompanhantes, escrevam o que desejam de presente de natal. As cartas estão surpreendendo a gestão do hospital. A exemplo da cartinha de Eshiley de 11 anos, pediu de presente um kit escolar com 150 peças. Foi bem específica no seu desejo. O pequeno Luiz Guilherme Oliveira, de 5 anos, pediu de presente uma máscara do personagem Coringa, do filme Batman. Érika Veloso, de 7 anos, pediu uma maleta de maquiagem. Uma das crianças pediu um passeio de barco pelo Rio São Francisco.
“O objetivo é trazer alegria aos pacientes, amenizar esse momento que eles estão vivenciando. Acredito que nosso diferencial está em trabalhar de forma multiprofissional e se colocando no lugar do paciente e dos familiares que confiam a vida do seu ente querido em nossas mãos”, enfatizou a coordenadora de Humanização do HDM Ismep, Ingride Lima.
Como ajudar
Todos os presentes serão doados por voluntários. Quem quiser adotar uma das 25 cartinhas, pode procurar a Coordenação de Humanização do Hospital Dom Malan na administração. Para mais informações o telefone de contato é o 87 – 3202 7000.
Dia do Desejo
O Dia do Desejo do Hospital Dom Malan Ismep acontecerá no dia 22 de dezembro, com a entrega dos presentes e uma missa que será celebrada na praça do HDM, às 14h.
Fonte: Ascom Dom Malan