No aniversário da cidade, professores fazem manifestação por rateio dos precatórios em Lagoa Grande

0
(Foto: Reprodução)

Reunidos em prol do rateio dos precatórios, os professores de Lagoa Grande realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (16). A data da mobilização coincide com o aniversário da cidade, que completa hoje 26 anos. A categoria promoveu um buzinaço, chamando a atenção para o cumprimento da Lei nº 14.057/2020, que prevê o pagamento.

“Hoje é um dia muito feliz, Lagoa Grande completando 26 anos de muita história. Temos que agradecer ao nosso bom e eterno Deus. E hoje também foi um dia em que a categoria de professores se reuniu para realizar um buzinaço em apoio aos precatórios. É uma forma de pedir de sensibilizar o prefeito a fazer valer a lei porque o rateio não é tese, é Lei. Esperamos também contar com o apoio da população em geral e que venha a inspirar os outros municípios a nossa iniciativa”, relatou Joseilde Paulino, uma das integrantes da manifestação.

O que são os precatórios

Entre 1998 e 2006, quando o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental) foi substituído pelo atual Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica Valorização dos Profissionais), o governo federal deixou de repassar R$ 90 bilhões para os estados e municípios, que ganharam na Justiça o direito ao recebimento dos recursos. Estima-se que essa diferença seja de mais de R$ 50 bilhões e será pago em Precatórios já que os valores superam 60 salários mínimos.