Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22), 50 mil alevinos foram soltos na margem do rio São Francisco, em Petrolina, durante uma ação realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Os peixes soltos são de espécies como Piau, Curimatã e Pacamã, todos criados em viveiros da Codevasf. “Ao fazer o peixamento com espécies nativas, nós estamos comemorando a vida”, destaca o Superintende Regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro.
A soltura dos alevinos foi realizada no Circulo Militar e contou com a presença de representantes do exército e marinha. As três espécies liberadas no rio são frutos de um trabalho de pesquisa da Codevasf, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, que fica no Bebedouro e produz 5 milhões de alevinos. Eles são criados em viveiros, com controle de alimento, temperatura e qualidade da água.
Com o tratamento, os peixes chegam ao Velho Chico com mais resistência para encarar obstáculos como correnteza, contato com outras espécies e a degradação humana.
(Fonte: G1)