“Hoje eu chego na UBS e vejo a diferença: mais rápido, mais organizado. Dá gosto de ver a saúde funcionando como deve ser!”, comemora Joaquim Ferreira, morador do bairro Parque Centenário e usuário frequente da Unidade Básica de Saúde local. Nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) aproveita a data para celebrar os avanços conquistados nos últimos meses.
Com foco no fortalecimento da rede municipal, a nova gestão da Sesau tem atuado em diversas frentes, desde a reestruturação física das unidades até a ampliação da oferta de serviços especializados. Um dos principais marcos foi a retomada de obras estratégicas, como a requalificação da Sala Vermelha da UPA, a ampliação da Maternidade Municipal e a reforma das UBSs João Paulo II e Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ).
A reestruturação também incluiu a modernização dos equipamentos, com mais de R$ 2 milhões investidos em materiais médicos, odontológicos e hospitalares. A rede agora dispõe de novos dermatoscópios, oftalmoscópios, monitores cardíacos, desfibriladores, cadeiras odontológicas, simuladores de RCP, entre muitos outros itens que reforçam a segurança e a eficácia no atendimento.
Outro avanço importante foi a renovação da frota, com três novas ambulâncias: uma destinada exclusivamente à Maternidade Municipal e duas para o SAMU, garantindo mais agilidade nas urgências e emergências.
A Sesau também ampliou a oferta de especialidades médicas e promoveu mutirões de saúde. Só na Feira da Saúde da Mulher, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. No último fim de semana, foram feitas cerca de 50 cirurgias eletivas (entre histerectomia, hernioplastia e colecistectomia), mais de 320 cirurgias de catarata e 140 limpezas de lentes.
Outros destaques incluem
Contratação de especialistas como cirurgião pediatra, cardiologista pediatra, otorrino, anestesistas e obstetras;
Adequações estruturais em unidades como o Lacen, ponto de apoio do TFD, a UPA e UBSs nos bairros Abóbora, Conchas, Massaroca, Piranga e Praia do Rodeadouro;
Instalação de geradores na UPA, Maternidade e Rede de Frio;
Entrega de 149 tablets para agentes comunitários de saúde;
Aumento da cota de exames laboratoriais e manutenção da frota do SAMU.
Números que impressionam
Mais de 15 mil atendimentos na UPA, 600 partos realizados, 54 mil procedimentos especializados, 2 milhões de medicamentos distribuídos e 170 mil visitas domiciliares feitas por agentes de saúde.
Os esforços da gestão também resultaram em avanços concretos na vigilância em saúde, como a redução de 88% nos casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Além disso, a atual gestão quitou o 13º salário de 2024, deixado em aberto pela administração anterior, e tem mantido os repasses salariais em dia.
Neste Dia Mundial da Saúde, a Sesau reforça: cuidar da saúde da população é mais do que um compromisso — é uma missão. E Juazeiro segue avançando.