Com o tema “Autismo: Valorize Capacidades. Respeite os limites”, a Prefeitura de Juazeiro, realizou na noite desta quinta-feira (11), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro, uma roda de conversa em alusão ao mês de conscientização do Autismo. O objetivo foi difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), dialogar políticas públicas, ampliar a conscientização a respeito do tema, buscando reduzir a discriminação e o preconceito. O evento reuniu autoridades, profissionais das áreas da saúde e educação, pais e familiares de pessoas com TEA, além da comunidade em geral.
Durante a roda de conversa, especialistas abordaram temas como o diagnóstico precoce do TEA, os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias, a importância da educação inclusiva e as políticas públicas disponíveis para garantir os direitos dessa população. O evento também contou com a participação de pessoas com TEA, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre o transtorno.
Sthefanne Maira Araújo Vieira é tia do pequeno Pedro Henrique Benjamin, de 8 anos e 5 meses e destacou a importância do diálogo para informar a população. “É preciso ter mais empatia pelos TEA e conhecer um pouco mais sobre o assunto. Esse diálogo ajuda bastante as pessoas a terem mais conhecimento”, destacou. Benjamin disse que o que mais gosta é o laço (símbolo do autismo).
Gestão Humanizada
Com uma gestão voltada para a humanização, a prefeita Suzana Ramos, falou da importância de debater o tema e destacou a referência da educação municipal de Juazeiro para pessoas com TEA. “Fiquei muito feliz em ver tanta gente envolvida, lutando pela inclusão. Todas as escolas que temos reformado e entregue, sempre têm uma sala para os alunos com o transtorno, porque entendemos a importância da inclusão e isso me deixa muito feliz. A Casa TEA que vamos entregar será para a nossa região, para atender, não apenas as crianças, mas também os pais, porque os pais precisam ser apoiados também”, destacou Suzana Ramos.
Apoiador da causa, o médico e deputado estadual, Jordávio Ramos, destacou que entender o autismo é essencial para dar o suporte necessário a uma pessoa diagnosticada. “É uma bandeira que abracei e tenho colocado meu mandato à disposição. Fiz um projeto de lei para proporcionar assistência aos pais dessas crianças, incluindo assistência psicológica gratuita no SUS, entre outros projetos que tenho disponibilizado. Além disso, vamos construir em Juazeiro um centro de neurodesenvolvimento com recursos próprios, com o objetivo de nos tornarmos uma referência no estado nessa causa”, falou o deputado.
Casa TEA e Carteirinha
A Secretaria de Saúde continua produzindo e distribuindo Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), de acordo com a Lei 3.118/2023, garantindo prioridade nos serviços públicos e privados. Além disso, está em andamento a criação de um espaço transdisciplinar especializado para o atendimento de pacientes com TEA e outros transtornos. O espaço será inaugurado em breve na Rua do Paraíso, bairro Santo Antônio. O projeto visa proporcionar um desenvolvimento pleno aos pacientes, contando com profissionais de diversas áreas.
Participantes e apoiadores
Participaram do evento também representantes da OAB-BA Juazeiro, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf), as secretárias de Gestão de Pessoas, Isadora Raimundo, de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Sueli, de Saúde, Ana Lúcia, os secretários de Educação e Juventude, Wank Medrado,de Cultura, Turismo e Esportes, Rogério Rêgo; de Obras, Acauã Santiago; representante da Secretaria de Serviços Públicos, Gabriel Leal, o estudante de Direito e ativista, Erick Viana, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, José Wilson Souza, o professor Jefferson Braga, o advogado, ativista, palestrante e autista, Renan Fonseca, e o vereador, Gildásio Barão.
Ascom PMJ