No pior cenário com coronavírus, PIB pode crescer 1%, diz Paulo Guedes

0
(Foto: Reprodução)

Diante da pandemia do coronavírus, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2020 ficaria, em seu pior cenário, em 1%, menor do que o resultado de 1,1% 2019. Seria o quarto ano seguido de baixo crescimento após a recessão.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a previsão foi feita na quarta-feira (12), mesmo dia em que a equipe econômica revisou de 2,4% para 2,1% a sua projeção para o crescimento econômico neste ano.

De acordo com a reportagem, o ministro, no entanto, considera que o quadro mais realista é de uma perda de 0,3 ponto percentual. Nesse caso, o PIB cresceria 1,8% neste ano.

“Primeiros estudos nossos: se for uma coisa suave, 0.1 [ponto percentual] de perda de PIB. Se for uma coisa mais grave, pode chegar a 0.3, 0.4 até 0.5 [p.p de corte]”, disse Paulo Guedes em reunião com congressistas durante a noite.

“Se, ao contrário, a pandemia tomar conta do Brasil e nós não fizermos as nossas reformas, pode chegar até 1%”, disse.

Segundo o ministro, se a população mantiver seus hábitos, o efeito do coronavírus sobre a economia será muito menor, apesar de as chances da contaminação serem maiores.