O mês de setembro marca os 20 anos do programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM. Duas décadas em que o microfone aberto se consolidou como espaço de cobrança, denúncia e também de conquistas para comunidades de Petrolina e região.
No bairro Pedra Linda, o líder comunitário Domingos Libório lembra como o programa foi fundamental na luta por melhorias no abastecimento de água. “Minha fala hoje é sobre os 20 anos do Nossa Voz. Onde o programa tem nos ajudado muito em ambas as partes. Começando pela falta de água aqui no bairro Pedra Linda. Você sabe da minha luta junto com a comunidade em prol da melhoria da nossa água. Foi através dos nossos protestos, protestos pacíficos, sem falar mal de ninguém, mas indo em cima dos objetivos. E hoje a gente obtém uma melhora na nossa água.”
Domingos destaca que o programa deu visibilidade não apenas às cobranças, mas também aos avanços. “A gente sabe que amanhã pode faltar, pode ter um estouramento, mas houve essa melhora. E quando é para cobrar, a gente cobra, mas quando é para reconhecer, a gente fala também. Até mesmo agradecer a quem ajudou. Tudo isso passou pelo Nossa Voz, que sempre esteve com as portas abertas para as lideranças e para todos que precisam.”
O líder comunitário aproveita para reforçar o papel de quem assume as demandas da população nos bairros. “Eu sempre digo: presidente de bairro é o vereador dos bairros. É aquele que está de dia e de noite ouvindo as pancadinhas no portão dos moradores. E o Nossa Voz sempre nos deu esse suporte, sempre abriu espaço para que a gente pudesse ser ouvido.”
Do projeto Maria Teresa, o líder comunitário Sebastião Zoada também ressalta a importância do programa. “Quero dar os parabéns à Grande Rio FM por esses 20 anos de boas memórias na nossa cidade. Para mim e para todos os ouvintes, foi a melhor coisa que nós tivemos em Petrolina, foi essa rádio. Principalmente nós produtores daqui dos projetos. Porque todas as demandas que a gente tem, a gente sempre liga para a Rádio Grande Rio… e a gente tem resultado.”
Ao longo de 20 anos, o Nossa Voz se firmou como palco de debates políticos, espaço de pressão popular e canal de comunicação entre autoridades e população. A cada edição, a história do programa se mistura à história das comunidades que ajudou a fortalecer.
“Na cena política, o Nossa Voz sempre foi palco de grandes debates e discussões que ajudaram a escrever a história do programa”, relembra Domingos Libório.
Com duas décadas de trajetória, o programa se reafirma como símbolo de participação popular e compromisso com a comunidade. Uma voz que nasceu no rádio e permanece como ponte entre a população e as soluções que mudam vidas.