Ao longo de duas décadas, o programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM, se tornou referência no Vale do São Francisco como espaço de diálogo, informação e participação cidadã. Mas o que faz o programa ser tão especial não é apenas sua longevidade, e sim as pessoas que contribuíram para que ele cumprisse seu papel de informar a população: colaboradores, comentaristas, políticos, profissionais do judiciário e cidadãos comuns que compartilharam conhecimento, experiências e análises.
O Nossa Voz se consolidou como um canal de participação e informação, onde cada colaborador e entrevistado contribuiu para que a população tivesse acesso a dados, análises e notícias relevantes. Mais do que cobrar, o programa sempre buscou informar, esclarecer e aproximar a comunidade das decisões políticas e sociais que impactam seu dia a dia.
O diretor-presidente da FACAPE, Moisés Almeida, acompanhou o programa desde o início e relembra o processo de criação do Nossa Voz:
“Eu me lembro muito bem que antes do programa iniciar, participamos da construção desse projeto junto com Daniel Campos, pensando em um programa para que a população de Petrolina, Juazeiro e de toda a região pudesse ter voz. Por isso o nome escolhido: Nossa Voz. É uma alegria muito grande ter participado desse processo e, claro, nesses 20 anos acompanhar o programa. Felicidade, parabéns ao Nossa Voz que continue dando voz ao povo do Vale do São Francisco.”
A professora Vera Medeiros, colaboradora das coberturas eleitorais e das análises políticas do programa, reforça o papel formativo e crítico do Nossa Voz:
“ Ele tem feito um papel fundamental na formação crítica da população do Vale do São Francisco. O programa fotografa a nossa realidade com as palavras de vocês. Neya e Karine são um privilégio para o jornalismo da região. Tenho a honra de ter vivido tantos momentos especiais com vocês. Vida longuíssima ao Nossa Voz, que haja mais 20, 40, 60 anos. Vocês desempenham um papel fundamental para todos nós, abordando a realidade política, social e econômica da região. Um abraço enorme e vida longa.”
O programa também recebeu reconhecimento do poder judiciário, com mensagens que destacam o papel do Nossa Voz na promoção da transparência e do acesso à justiça. O juiz da Vara da Infância, Dr. Marcos Bacelar, enfatizou:
“Que prazer poder parabenizar o programa Nossa Voz pela relevante contribuição à divulgação de informações de interesse público, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e os acontecimentos de Petrolina e região. Quero registrar ainda o importante serviço prestado ao poder judiciário, ao dar visibilidade a temas e comunicados que promovem a transparência e o acesso à justiça. Que sigam firmes na missão de bem informar toda a nossa região. Um forte abraço, um caloroso beijo no coração de vocês.”
Outro destaque é o médico neurologista José Carlos de Moura, referência nacional, que ressalta o profissionalismo e dedicação que mantém o programa no ar por duas décadas:
“Gente, 20 anos no ar não é uma coisa simples. 20 anos no ar e com a grande audiência que é o programa Nossa Voz, isso é fruto de muito profissionalismo, dedicação e amor ao que se faz. A rádio Grande Rio está de parabéns por ter essas duas profissionais que já fazem parte do dia a dia dos petrolinenses e de todos do submédio São Francisco. Neya Gonçalves, Karina Paixão, parabéns de todo o grupo que faz o Hospital Neurocardio. Somos fãs do programa e sempre tem alguém ouvindo. A região está de parabéns, não somente vocês duas. 20 anos é muito tempo e só está assim por conta de tudo isso que nós falamos.”
Assim, a cada entrevista, cada comentário, cada reportagem e cada colaboração, o Nossa Voz se manteve fiel ao seu nome: um espaço de cidadania, debate e serviço público, que continua dando vez e voz ao povo de Petrolina, Juazeiro e de todo o Vale do São Francisco.