Motoristas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se depararam nos últimos dias com supostas notificações de infração por estacionamento irregular, em papéis deixados nos para-brisas dos veículos. O material gerou desconfiança de que se tratava de um golpe. No entanto, a ação foi esclarecida como uma campanha de marketing para o lançamento de uma música.
Em Juazeiro, um condutor reclamou após receber o aviso ao estacionar na Rua Barão do Cotegipe, no centro da cidade, na manhã desta segunda-feira (12). O documento indicava uma infração registrada às 9h44 do dia 9 de maio e trazia a sigla da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), órgão que regula o trânsito no município baiano.
Diante da repercussão, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT) esclareceu que o sistema rotativo de estacionamento, conhecido como Zona Azul, segue suspenso na cidade. “A AMTT informa que ainda estão ocorrendo discussões para o possível retorno do sistema rotativo. Caso haja qualquer cobrança neste sentido, trata-se de informação indevida”, informou o órgão.
Já em Petrolina, os papéis também chamaram atenção por utilizarem a sigla CSTT, que não corresponde ao órgão regulador local. Na cidade pernambucana, a Zona Azul é de responsabilidade da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).
A AMMPLA esclareceu que se trata de uma campanha publicitária. “Os agentes de trânsito recolheram alguns desses papéis que estavam nos painéis dos carros nesta segunda-feira. Ao ler o QR Code presente no material, a pessoa é direcionada a um vídeo no YouTube de um músico local”, informou a autarquia.
Apesar de não se tratar de golpe, a campanha gerou confusão entre condutores das duas cidades. As autoridades orientam que, ao receber qualquer tipo de notificação, o cidadão verifique atentamente a origem e os dados apresentados antes de tomar qualquer medida.
Contato da AMMPLA: 87 3983-7124