Nova modalidade: bancos vão a oferecer crediário no cartão de crédito

0
(foto: Reprodução Internet)

Quando o assunto é comércio, quanto mais opções de compra, melhor para o lojista e para consumidor, que escolhe a forma mais adequada de pagamento. Hoje tem o parcelamento sem juros no cartão de crédito, desconto à vista e até o antigo crediário nas lojas. Mas agora os bancos estão oferecendo uma nova modalidade de venda: o crediário no cartão de crédito.

A intenção é essa: substituir o crediário sem juros praticado pelos lojistas, a prazos mais longos. As compras no débito e à vista no crédito continuarão disponíveis, mas o novo crediário, que tem com juros, vai ser oferecido como uma alternativa às compras parceladas nas lojas.

Pela nova modalidade, o lojista receberá os recursos da compra de forma antecipada, em até 5 dias. O risco da operação ficará com o emissor do cartão.

Alguns bancos já aderiram. O Itaú informou que as parcelas poderão chegar a 24, mas não informou a taxa de juros. A linha já está disponível, mas vai depender da habilitação nas máquinas. O Bradesco informou que os clientes já podem utilizar as novas linhas desde fevereiro, com taxas entre 0,99% até 3,99%, de acordo com o perfil do cliente. O prazo vai de 2 a 24 vezes. O banco estabeleceu um valor mínimo de R$ 20 para o crediário no cartão e de R$ 10 no valor da parcela. Já o Santander afirmou que vai oferecer o crediário a partir de 1º de abril, com taxa inicial de juros de 1,99% e prazo de até 36 meses.

Mas não é demais alertar que é preciso prudência na hora de escolher a modalidade de pagamento. Até porque, em alguns casos, o crediário da loja, mesmo com menos parcelas, geralmente não tem juros. Além disso, crédito demais pode ser um verdadeiro perigo para saúde financeira do consumidor.