“Rede Municipal vai contar com uma nova escola no bairro Antônio Cassimiro”, destaca Rosane Costa, Secretária de Educação

0

Nesta segunda-feira (7), o programa Nossa Voz recebeu a Secretária de Educação, Rosane da Costa, para discutir os recentes avanços no sistema educacional de Petrolina. Durante a entrevista, a secretária ressaltou o reconhecimento da Educação no município, atribuindo-o ao trabalho incansável dos profissionais que atuam nas escolas. 

Rosane abordou o sucesso do projeto de Educação Integral na rede municipal, que já conta com onze escolas em tempo integral, e destacou a construção de novas escolas, como a do bairro Antônio Cassimiro, que será entregue com 15 salas e infraestrutura completa, atendendo mais de 400 alunos em tempo integral.

“Rede Municipal vai contar com uma nova escola no bairro Antônio Cassimiro, prevista ser anunciada no aniversário de Petrolina, uma nova escola lá no bairro Antônio Cassimiro de 15 salas, uma escola que vai sem tempo integral, que vai garantir às crianças ali do Antônio Cassimiro que possam permanecer mais tempo na escola. É uma escola que vai ser entregue em uma nova tecnologia de construção, inclusive é uma escola com auditório, uma escola com Laboratórios, escola Kombi brinquedoteca, quadra poliesportiva uma escola do tamanho do Antônio Cassimiro para atender aí mais de 400 alunos em tempo integral”, reforçou a Rosane.  

De acordo com Secretária de Educação é prevista diversas entregas de unidades na região de Petrolina, do ensino fundamental Jardim Guararapes que já está em obra. “No Jardim Guararapes, a gente ainda não tem uma escola municipal e a gente pretende entregar essa escola para garantir que a gente consiga ofertar para as nossas crianças, sobretudo as menores educação em tempo integral”, destacou. 

Na região também estão ocorrendo obras de creches para fortalecer a educação infantil. “Nós temos construção de uma creche que tá ficando pronta lá no Nova Petrolina, que a gente também quer garantir que as nossas crianças passem pelo menos nove horas nas unidades escolares tendo alimentação de qualidade, o estímulo e aprendizagem adequado para garantir que cada vez mais a rede municipal oferta para os nossos alunos uma educação que dê certo uma educação de futuro”, pontuou a secretária de educação. 

Sobre Rosane Costa, contou que o fardamento dos alunos, a Secretaria de Educação conseguiu entregar todos os kits de fardamento para a rede municipal, mas houve uma demanda por tamanhos maiores para crianças de 3 anos, resultando em um processo de troca e novas solicitações adicionais para atender essa necessidade.

“Esse ano fizemos uma importante entrega que foi dois kits de fardamento para os alunos da Rede Municipal. Hoje conta com 56.337 estudantes, no ano passado nós éramos 54.400, nós tivemos um aumento de quase dois mil estudantes. Contudo, esses alunos que tem quatro anos e vestem seis a gente fez um processo aditivo, considerando o tamanho a gente tem pouco até quase 0,7%  dos alunos da Rede Municipal estão aguardando essa troca de tamanhos e a gente tá aguardando hoje (7) o recebimento aqui na nossa central de distribuição pra gente conseguir entregar ao fardamento para esses alunos aí que tem uma variedade de tamanhos que difere a idade. A rede Municipal consiga receber ainda essa semana esse fardamento da Gonzaga França aqui do Cosme e Damião”, afirmou.

Ela reforçou sobre a ampliação do quadro de segurança das unidades escolares. Através do esforço conjunto da equipe da Secretaria de Educação, quando foi autorizado um processo seletivo que resultará na convocação de 85 novos agentes de portaria. Nas próximas semanas, serão realizadas outras duas convocações, totalizando mais de 220 novos profissionais para reforçar o plano de segurança das escolas. “A gente autorizou o processo seletivo e iniciamos a convocação de 85 novos agentes e portaria para compor o quadro das escolas. Na próxima quarta-feira (9) haverá segunda convocação e na próxima segunda-feira (14) a terceira convocação a qual somarão mais de 220 profissionais de agente portaria para compor o quadro das nossas unidades escolares, para assim reforçar o nosso plano de segurança garantindo que as crianças os nossos profissionais, enfim, a nossa comunidade se sinta mais segura e mais confortável nas unidades escolares”, pontuou. 

Ao ser questionada sobre a seletiva da educação em 2021, Rosane esclareceu que estão sendo realizadas convocações semanais para suprir as demandas da rede municipal e garantir o pleno funcionamento das escolas. O objetivo é garantir que todos os profissionais convocados exerçam suas funções para manter Petrolina como referência em educação no estado de Pernambuco.

“A gente continua convocando toda semana, a gente faz um edital de convocação para suprir a necessidade da rede Municipal, para todas as pessoas que passaram dentro das vagas. A gente faz a convocação sempre que há necessidade do cadastro de reserva para atender a rede Municipal de Ensino. Nós temos hoje cinco editais vigentes e a gente faz convocação”, finalizou.