Toma posse nesta sexta-feira (1º) o novo superintendente da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Paulo Antônio Nunes Rangel de Lima assume o comando da unidade, conforme portaria publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União.
A nomeação foi formalizada por meio da Portaria nº 1.199, assinada pelo atual diretor-presidente da Codevasf, Lucas Felipe de Oliveira. Paulo Antônio é filho do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e ex-deputado estadual Paulo Rangel (PT).
Ele entra no lugar do engenheiro mecânico Miled Cussa Filho, exonerado em maio deste ano. Segundo reportagem do UOL, a saída de Cussa Filho ocorreu um dia após ele ter encaminhado ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) e à Controladoria-Geral da União (CGU), relatando apurações internas na Codevasf.
Essas apurações estariam ligadas à Operação Overclean, que investiga desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, repassadas através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), entre os anos de 2021 e 2024.
Ainda segundo o UOL, Miled afirmou ter sido alvo de assédio e pressões por parte do então presidente da estatal, Marcelo Moreira. Em nota na época, a Codevasf solicitou que o ex-superintendente apresentasse provas das acusações. Desde então, a presidência da companhia passou a ser ocupada por Lucas Felipe de Oliveira.
De acordo com o site Rede GN, Paulo Antônio já vinha atuando informalmente na sede da Codevasf em Juazeiro há cerca de um mês e meio, mesmo antes da nomeação oficial. O novo superintendente também já ocupou o cargo de secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso, no norte da Bahia.
A posse oficial está marcada para a manhã desta sexta-feira (1º), em Juazeiro. A expectativa é que Paulo Antônio apresente, nos próximos dias, as diretrizes de sua gestão frente à superintendência regional da estatal.