Novos residentes angolanos são integrados ao HU-Univasf

0

Iniciativa faz parte do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola

Com o intuito de fortalecer o sistema público de saúde da Angola, três novos residentes estão sendo integrados ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola. O anúncio foi realizado para a comunidade hospitalar durante a abertura da Semana de Enfermagem do HU-Univasf, nesta segunda-feira (12).

A farmacêutica Neusa de Fátima João Domingos Manuel fará parte da Residência Multiprofissional em Intensivismo, sendo uma das pioneiras na área de Farmácia da parceria, no âmbito da Rede Ebserh. Já os enfermeiros Gaspar André Pedro Garcia e Nelson Corino Narciso Tiago serão discentes da Residência de Enfermagem de Urgência e Emergência. Juntos, reforçarão a iniciativa que, há um ano, integrou também os residentes Kisaka Mukuanzo e Paulo Inocêncio Cufua na área médica.

Gaspar Garcia é técnico do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola e evidenciou a sua disposição em apoiar o processo assistencial hospitalar: “Viemos fortificar o que já praticamos em termos de urgência e emergência, contribuindo para o próprio Hospital Universitário, além de levarmos mais conhecimentos para darmos continuidade aos nossos processos de enfermagem”, ressaltou Garcia.

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC. Diante dos desafios em saúde do país africano, como a escassez e a má distribuição de recursos humanos qualificados nas áreas urbanas e rurais, os governos do Brasil e de Angola negociaram amplo programa de cooperação com o objetivo de aprimorar as competências clínicas e administrativas do sistema nacional de saúde de Angola.

“É uma satisfação enorme receber os residentes em nosso hospital, evidenciando uma troca intensa de conhecimentos entre brasileiros e angolanos. Daremos todo o suporte necessário para que a parceria seja cada vez mais eficaz, com uma formação consistente para a saúde pública”, destacou o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino.