Quatro secretarias estaduais agora contam com novos dirigentes. O governador Paulo Câmara nomeou os novos secretários que assumem a partir desta quarta-feira (01) as pastas, antes à frente de interinos. Os ex-secretários foram exonerados pelo governador para poderem disputar as eleições deste ano.
Luís Eduardo Cavalcanti Antunes assume a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, após a exoneração de Claudiano Ferreira Martins. Ele é auditor concursado do TCE, como o governador Paulo Câmara (PSB). Luís Eduardo já ocupou vários cargos de confiança nas gestões do PSB, como presidente da EMPETUR e administrador da Ilha de Fernando de Noronha. Cármen Lúcia Simões Megale Neves é a nova secretária de Turismo do estado. Ela substitui Rodrigo Neves e é esposa do conselheiro do TCE Carlos Neves, que já foi advogado de Paulo Câmara. Cármen Lúcia também já foi diretora da EMPETUR.
Para a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a nomeação foi José Fernando Thomé Jucá. Ele é engenheiro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid e Pós-Doutor pela USP, além de professor titular da UFPE. Antes era diretor da FACEPE, fundação estatal de Pernambuco de fomento à ciência. Inara Santos Mêlo finaliza a lista dos novos secretários assumindo a secretária de Meio Ambiente do Estado. Ela já era secretária-executiva na pasta, que estava sob gestão do PCdoB.
Parte das nomeações (Agrário, Turismo e Ciência) foram da cota pessoal do governador, ou seja, em tese não foram indicações de partidos aliados da Frente Popular.
As quatro pastas, anteriormente, tinham indicações políticas. Desenvolvimento Agrário estava com o PP de Claudiano Martins. Turismo com o PSD de Rodrigo Novaes. Ciência e Tecnologia com o PSB de Lucas Ramos. Meio Ambiente com o PCdoB de José Antônio Bertotti. Várias legendas aliadas estão cobiçando cargos vagos na gestão estadual.
(Diário de Pernambuco)