A saúde é pauta constante no Nossa Voz nos Bairros. E nesta sexta-feira (23) no Pedra Linda não foi diferente. Os moradores da comunidade reclamam das filas nas unidades pra atendimento odontológico e citaram casos pontuais de falhas no atendimento médico e demora para marcação de consultas com especialistas.
Sobre a demanda para atendimento odontológico, a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire explicou: “Nós temos três equipes de atendem a essa região, mais a equipe do N-9. Dentro dessas equipes a gente têm também mais dois dentistas que fazem o trabalho nessa área toda. Realmente existe essa demanda, a gente reconhece, a gente está trabalhando nela justamente pra modificar, pra gente acabar com essa fila de madrugada na porta da unidade de saúde”.
Sobre a quantidade de fichas de atendimento para dentistas a secretária justificou: “É um quantitativo pequeno. São 16 por dia, 8 por turno, mas isso é preconizado pelo Conselho Nacional de Odontologia. Porque a gente sabe que um procedimento odontológico é mais demorado”, ponderou.
Um morador do Pedra Linda também reclamou que foi atendido na unidade de saúde, mas não fez nem o teste de glicemia. Ana Carolina pediu desculpa pela equipe, reafirmou que é serviço rotineiro e disse que iria verificar o que aconteceu na unidade.
Sobre a reclamação da moradora que diz que aguarda há oito meses por uma vaga no ortopedista, a secretária de Gestão em Saúde, Cássia Guimarães disse que o índice de faltas nos procedimentos, é a causa da longa espera. “Aqui na unidade do Pedra Linda , de janeiro até julho, nós agendamos, em média, 17.051 mil procedimentos entre exames e consultas especializadas. E desses, pra nossa surpresa, 43% das pessoas não compareceram a essas consultas marcadas”, destacou a secretária que solicitou mais compreensão da população quanto ao comparecimento.
Quanto a demanda da moradora da ortopedia, Cássia pediu que a mulher entrasse em contato com a secretária, pois já há um convênio com um hospital particular com o município.