O Nossa Voz desta quarta-feira (25), recebeu o Conselheiro Avelar Amador, que ressaltou sobre a importância do CRO/PE para os profissionais da Odontologia. Para ele, o Conselho vem ajudar a população e a categoria da região. “O intuito é defender a Classe Odontológica e o exercício da profissão de uma forma justa e de forma que todos os profissionais atuem com responsabilidade, com ética. Isso também é uma forma de proteger a sociedade, porque a medida que alguém faz um serviço de falta de qualidade isso afeta o cidadão que é prejudicado”.
No Dia do Cirurgião Dentista, Amador ressalta a importância da ética e qualidade na odontologia. Ele comparou a importância disso à segurança de edifícios construídos segundo regras e ética apropriadas.” As vezes tem prédios que caem porque foram feitos por profissionais que não estavam dentro das regras e com ética que garantem a segurança daquele procedimento, assim nós estamos representando o Conselho de Odontologia para prevenir que equívocos acontecem”.
O Conselho de Odontologia, que opera com delegacias em diversas regiões, tem desenvolvido uma série de ações, incluindo fiscalizações, interdições éticas e orientações. Com mais de 25 mil pessoas e empresas cadastradas, abrangendo diversos profissionais e clínicas odontológicas, a organização busca garantir que todos sigam as normas éticas e legais.
Além disso, ressaltou sobre a ilegalidade na distribuição de panfletagem. “Tem uma resolução sobre fazer panfletagem. As pessoas vão passando na rua e entregando panfletos, dizendo que a suba aqui é de graça. Essa prática é ilegal, é uma concorrência desleal. Então, a gente tem combatido. Muitas clínicas já foram notificadas e vão sofrer ações”, destacou.
Amador enfatizou que o Conselho também promove a capacitação contínua dos dentistas e luta contra o ensino à distância na formação odontológica. “As faculdades de Odontologia já estão aprendendo o código de Ética no primeiro semestre. Mas o que não pode é formar dentistas através do ensino à distância, como é que ele vai fazer a prática, aplicar anestesia, uma cirurgia, um procedimento de restauração não é possível a distância”.
A defesa do piso salarial também é um destaque, com ações judiciais em diversos municípios de Pernambuco e o reconhecimento pelo STF. Para ele, o sindicato tem um papel relevante na defesa do piso salarial, com apoio do Conselho. A mobilização da categoria para paralisação é uma ação legítima em busca de seus direitos.
“O piso salarial é uma lei. Nós já tivemos mais de 80 ações protocoladas na justiça dos municípios de Pernambuco e o Supremo Tribunal Federal já reconheceu, porque o CRO atuou para que o município pratique o piso salarial. Porém, o município recorreu e o Supremo já tinha dado ganha a causa a ação do Conselho, agora está tramitação da Justiça”, enfatizou.
A realização da iniciativa como a Caravana Construindo Sorrisos, distribuiu mais de 100.000 kg de materiais de higiene bucal em mais de 90 municípios do estado.