“O que tem de olheiro de times grandes do futebol brasileiro na copa não é brincadeira”, afirma Alde Rodrigues sobre Copa TV Grande Rio de Futsal

0
Alde Rodrigues. Foto: Moacir Santana

A emoção está de volta! A 25ª edição da Copa TV Grande Rio de Futsal está chegando e a contagem regressiva é para a chegada do dia 11 de março (sábado), data da abertura da competição, que será realizada na quadra do Sesc Petrolina, e contará com a transmissão ao vivo nas rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação.

O gestor comercial da TV Grande Rio, Alde Rodrigues, participou do Nossa Voz desta sexta-feira (03) e contou que a Copa está cheia de novidades. O congresso técnico foi na última quarta-feira (1º), onde foi realizado o sorteio das chaves. Ele destacou que este ano o evento contará com um canal no YouTube, onde haverá a transmissão dos 125 jogos. 

 “Você que gosta e curte a Copa, já pode se inscrever no canal Copa TV Grande Rio de Futsal oficial no YouTube. Nós teremos desde o sub 10 até o aberto, todos esses jogos ao vivo, quem tá fora, às vezes viajou, e não quer perder o jogo, vai ter oportunidade de assistir, ou levar o celular para a quadra, ficar lá curtindo o jogo”.

A competição conta com 59 equipes e 1050 atletas este ano. O sub-10 tem 6 equipes, o sub-12, 8 equipes, no sub-14, 8 equipes, o sub-17, 12 equipes, o sub-20, 8 equipes e no aberto, 17 equipes. “A quantidade de times aumenta a cada ano. Antigamente ficava muito restrito a Petrolina, hoje nós temos equipes de um raio de 300 km, de várias cidades”, afirmou Alde. 

O primeiro jogo da estreia será da categoria sub-12, entre o Colégio Auxiliadora e o Colégio Geo. No sub-17, a disputa será entre Erem Clementino Coelho e Colégio Dr. Edson Ribeiro. No aberto, o primeiro confronto será entre o Cohab Massangano e IFSertãoPE. Em seguida, se enfrentam Garapa, atual campeão, e Afrânio. 

Rodrigues destacou que o evento revela vários atletas como Joãozinho, Ítalo, Juninho Carapiá e Bruninho, que estão no time asiático Kara-suu 777, e os que ‘nasceram’ na Copa como Chapeleta, Léo Café de Cabrobó e Luan que fazem sucesso.

Parcerias e patrocínio

O gestor afirmou que houve um acréscimo de 40% na premiação. “Depois da pandemia, a gente voltou num cenário totalmente diferente. Esse ano a gente deu uma reajustada em todos os valores e, cada vez mais, a Copa vai crescer e, principalmente com o crescimento das categorias menores, que vai alimentar lá na ponta, ao aberto”.

Alde ressaltou o trabalho da comissão organizadora, dos árbitros e a parceria do evento com o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), 2º Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (2º BIEsp), Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço Social do Comércio (Sesc) Petrolina. E agradeceu aos patrocinadores. “Sem eles, certamente a copa não existiria porque o custo é alto”, disse.

“Tá mais  que na hora de voltarmos com a categoria feminina”

Rodrigues falou sobre a possibilidade de ter uma categoria feminina no evento esportivo futuramente. “Tá mais do que na hora de voltarmos com a categoria feminina”. Atualmente, ele relata que há dificuldade em montar equipes, mas que vai se reunir com mulheres representantes do futsal em Petrolina para buscar estratégias para estimular a formação de times. 

Ampliação e oportunidade

“A gente sempre vem falando, até com as autoridades de Petrolina, quem sabe um dia a gente não vai ter também uma outra opção, porque já ficou pequeno, pelo crescimento da Copa em Petrolina, já merece há muitos anos um outro espaço, inclusive, que a gente pudesse dividir (…) O torcedor que vai merece toda atenção e todo o conforto”, afirmou.

“É um evento muito democrático, porque lá você tem todas as classes sociais, você tem as escolas públicas, você tem as escolas particulares, todas as classes sociais,(…) É uma cópia inclusiva. (…) O jogador que sonha jogar a Copa TV Grande Rio de futsal independente onde ele nasça,  ele vai ter a mesma oportunidade porque nós temos equipes espalhadas em Petrolina inteira, em todo o Vale do São Francisco”, disse.

“O que tem de olheiro de times, de equipes grandes do futebol brasileiro, na copa, não é brincadeira. Camarada chega ali e fica na arquibancada quietinho, só observando. Se alguém se destacar, quem sabe ele de repente pode receber um convite e jogar numa grande equipe do país. Então, a Copa é um campeonato amador, mas é um salto, um trampolim, uma escada para o futebol profissional”, finalizou.

Transmissão

As rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Grande Rio FM Petrolina 100,7, Grande Rio FM Cabrobó 100,3, Boa Vista FM 99,3, farão a cobertura completa dos principais jogos do evento, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, aplicativo Grande Rio FM e redes sociais (@granderiofm, @nossavoz) e Blog Nossa Voz.