Mais uma instituição de Pernambuco se mobilizou para ajudar a conter o vazamento de óleo no litoral do Estado. Desta vez, a OAB Pernambuco decidiu instituir, nesta sexta-feira (18), uma comissão especial para apurar o vazamento de óleo no litoral do estado, que atingiu nesta data praias do litoral sul. O anúncio foi feito pelo presidente Bruno Baptista que informou também que a vice-presidente Ingrid Zanella (foto) comandará o colegiado. O objetivo é apurar as responsabilidades pelo vazamento e pelos danos ambientais, bem como propor medidas para planos de prevenção.
“Essa comissão especial terá a missão de apurar responsabilidades, dimensionar o dano ambiental e será comandada por Ingrid Zanella, uma das maiores autoridades no tema. A OAB está comprometida com a defesa dos direitos da sociedade, a defesa ambiental e a defesa dos direitos difusos e, principalmente, neste momento nós vamos unir forçar com as instituições e a população pernambucana para apurar as responsabilidades por esta tragédia”, afirmou o presidente, que classifica o caso como “tragédia”.
Ingrid Zanella irá estruturar um grupo de trabalho, que deve reunir integrantes das comissões da OAB-PE, e promover articulações com instituições públicas para uma ação emergencial na contenção do avanço do óleo. Em paralelo, promover estudos e avaliações para apurar responsabilidades em relação ao caso. (Fonte: Folha PE)