Obras em Juazeiro e lentidão na ponte Presidente Dutra aumentam movimento de passageiros nas barquinhas entre Petrolina e Juazeiro

0

Com o trânsito cada vez mais congestionado por conta das obras na travessia urbana de Juazeiro (BA), muitos motoristas e pedestres têm buscado alternativas para cruzar o Rio São Francisco. As barquinhas, que ligam Petrolina (PE) à cidade baiana, registraram aumento expressivo no número de passageiros nos últimos dias.

A equipe do Nossa Voz esteve na Orla de Petrolina para conversar com o Luiz Raimundo, proprietário de embarcação e presidente da Associação das Barquinhas, que explicou como está a movimentação neste período.

“Ontem teve um aumento de passageiros, por causa da ponte, que foi interditada várias vezes”, contou. “Inclusive, eu tentei ir a Juazeiro três vezes e voltei. Fui fazer a travessia na barca, que eu pensava que ia dar mais rápido.”

Segundo Luizinho, o serviço está preparado para atender a demanda crescente.

“Nós estamos preparados para atender a demanda que houver, porque temos que trabalhar com responsabilidade. A partir de hoje estamos prontos. Todas as embarcações que temos — 11 no total —, seis estão em operação diariamente”, disse.

“A população pode ficar despreocupada que não vai ter problema. Ontem tivemos um probleminha porque uma embarcação quebrou a correia do motor. Paramos, mudamos o pessoal para outra barca, e houve uma demora de 20 minutos. Mas em uma hora e 20 minutos conseguimos transportar todo mundo. O problema foi resolvido.”

O aumento no número de passageiros também tem atraído quem antes não costumava usar o serviço.

“Com certeza. É por isso que estamos aqui, preparados para atender toda a demanda que houver na travessia”, afirmou.

Luizinho acredita que o fluxo de pessoas deve continuar intenso enquanto as obras persistirem.

“Enquanto durarem as obras, com certeza cada dia vai aumentando, porque o pessoal já viu que o tráfego está muito lento e não resolve dessa maneira. A solução são as barquinhas. Estamos ao inteiro dispor da população para oferecer um atendimento digno.”

Durante a passagem pela orla, a reportagem também conversou com passageiros. O aposentado José Carlos, morador de Petrolina, contou que, embora vá ao local por lazer, percebeu o aumento no movimento.

“Eu venho pra beira do rio só por lazer, mas tô vendo que o suporte que o pessoal das barquinhas tá dando é bom”, afirmou. “Quando a gente quer atravessar com um veículo, tá muito complicado na ponte. Espero que isso não demore muito pra melhorar, porque tá ruim, principalmente no horário de pico.”

Enquanto as obras da travessia urbana seguem e o trânsito na ponte Presidente Dutra continua lento, as barquinhas se consolidam como uma alternativa rápida e tradicional entre as duas cidades. O transporte fluvial, símbolo da ligação entre Petrolina e Juazeiro, mais uma vez mostra sua importância no dia a dia da população ribeirinha.