Obras para a revitalização das estradas do perímetro irrigado de Petrolina iniciarão em agosto, diz secretaria de infraestrutura de Pernambuco

0

O  Programa Caminhos de Pernambuco, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, e do Plano Retomada preveem, um investimento de R$ 78,4 milhões para reconstrução das PE-633, PE- 638 e a VPE-639, regiões que aglomera vinícolas e fazendas de frutas. Em entrevista ao programa Nossa Voz, a secretária de infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista informou que as obras estão previstas para iniciar nos próximos dois mês. 

“Estamos com uma expectativa de 40 a 60 dias para iniciar a reconstrução das PEs 633, 638 e 639. Esse programa foi iniciado em 2019, foi passado por diversas etapas, concluímos, por exemplo, a estrada que liga Dormentes ao município de Afrânio, estamos quase concluindo a avenida da Uva e do Vinho em Lagoa Grande e, nos próximos dias, vamos concluir a estrada que corta o Projeto Fulgêncio. Estamos agora na estrada da Tapera, na expectativa de concluir até final do ano”, reforçou a secretária. 

A responsabilidade de manutenção das estradas das áreas irrigadas do município de Petrolina é da Codevasf, porém, já discutida em alguns momentos pelo governador  Paulo Câmara ao afirmar que irá destinar verbas para as entradas dos Projeto Nilo Coelho e Maria Tereza. 

“Entendemos que é um papel da Codevasf, porém, as condições que o governador Paulo Câmara  colocou, foi justamente para a gente não aguardar uma solução, que até o momento não chegou. Colocamos 78 milhões de reais para garantir a segurança para quem vai acessar o projeto Maria Tereza quanto o Nilo Coelho”, informou Fernandha. 

Cronograma e entrega 

A gente tem uma expectativa de iniciar, no máximo, na primeira quinzena de agosto, estamos iniciando essas intervenções. não. o serviços de conserva, de tapa buraco, não. É uma reconstrução completa de mais 36 quilômetros de estradas. A  gente tem um escoamento de produção muito significativo, então as estradas precisam de estrutura para receber todo esse tráfego. Essas obras vão garantir, também, que várias comunidades que cortam as rodovias serão beneficiadas. 

Com 36 quilômetros de estradas revitalizadas, a secretaria informou que as obras iniciarão a partir de agosto e a previsão é que estejam concluídas em 2023. “Nós temos um prazo de, no máximo, um ano. De fato, as obras nas estradas elas conseguem, de forma muito rápida, garantir a trafegabilidade, não são 12 meses para se ter uma melhora, no segundo, terceiro mês de obra já conseguimos ver um impacto positivo.  

Em  período eleitoral, Fernandha foi questionada sobre a conclusão das obras mesmo com um  processo eleitoral desfavorável para o PSB, caso não continue a frente do governo de Pernambuco. “Independentemente do processo eleitoral todas as obras foram iniciadas, elas têm um rastro orçamentário financeiro, existe um dinheiro garantido para a conclusão das obras. Não temos nenhum tipo de impedimento de prazo, não temos iniciado nenhuma obra sem ter condições de concluídas”, afirmou e confirmou que as rodovias de todo o estado já estão em  40%.