Montado na Orla II pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), o Observatório Social é um ponto de acolhimento para cuidar das crianças e adolescentes, filhos de catadores de materiais recicláveis e ambulantes no período do Santo Antônio das Tradições, até 9 de junho. Com capacidade para atender 50 crianças por noite, o espaço foi instalado na Academia da Saúde.
Uma equipe técnica da Sedes, composta por assistentes sociais, psicólogos, cuidadores do Programa Criança Feliz e conselheiros tutelares, está presente no pátio do Santo Antônio para garantir a proteção das crianças e adolescentes. “Em todas as noites da festa, nós teremos uma equipe da Sedes circulando pela Orla II e acolhendo essas crianças e adolescentes. Nosso objetivo é oferecer um espaço de cuidado para os filhos dessas mães e pais que precisam trabalhar, mas não têm com quem deixar suas crianças”, frisou a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Dias.
No Observatório, as crianças encontram um local adequado para dormir, brincar e se alimentar sob a supervisão da equipe da Sedes.