Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, será realizada a 7ª sessão cultural do projeto “Ocupação de Segundas Cine Raiz”, em Petrolina. Serão apresentados os documentários “O Estado da Arte da Fuleragem” (Luis Sérgio Ramos e Josemar Martins/Pinzoh) e “A Nossa Ancestralidade Pulsa, Produz Alegria, Resiste: Baque Opará” (Chico Egídio). Haverá ainda a apresentação da cena teatral “Amanhecer”, com Raphaela de Paula (Trup Errante), “Deguste Cinema” com a chefe Solange Soares (Café de Bule) e exposição fotográfica. O evento será às 19h no espaço Janela 353 e a entrada é gratuita.
A proposta de “Ocupação de Segundas” é criar um espaço de diálogo e partilha entre artistas locais de diferentes linguagens, rompendo fronteiras entre produções distintas e convidando o público a reencontrar com obras produzidas, há tempos, provocando novas reflexões. Nessa primeira temporada, realiza 10 sessões com 20 curtas-metragens produzidos na região, 10 cenas teatrais, 10 degustações e duas exposições fotográficas que dialogam com a memória da produção do Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA).
Este ano, ainda haverão 04 sessões, sempre às segundas-feiras, com curtas produzidos na região, cenas teatrais, degustações e a exposição de fotográfica de Euvaldo Macedo (1952-1982), cuja obra documenta a transformação cultural de Juazeiro e Petrolina nas décadas de 1970 e 1980 e agora retornam ao público em uma mostra que permanecerá em cartaz até maio de 2025.
Sempre ao final de cada sessão, há um bate-papo descontraído, com o público presente, sobre os
temas abordados nas obras. Nesta noite, a mediação cultural será feita pela artista e pesquisadora Bárbara Pontes e a tradução em Libras pelo professor Dirceu Rodrigo.
“Ocupação de Segundas Cine Raiz” é uma realização da Trup Errante, em parceria com o Café de Bule e o Espaço Janela 353. O projeto conta com o incentivo do Funcultura através do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023 na categoria de cineclubismo e interação de linguagens.
Serviço dessa sessão:
Data:10/02 (segunda-feira)
Horário: 19h.
Local: Janela 353, 1° Andar do Café de Bule – Antônio Santana Filho, 353, Centro – Petrolina (sala
Euvaldo Macedo Filho). Capacidade de 60 lugares.
Entrada: gratuita.
—
Comunicação