O Programa Nossa Voz desta terça-feira (2) recebeu o oftalmologista Victor Pinheiro para tirar dúvidas sobre cirurgia de catarata e problemas relacionados à visão.
De acordo com Dr. Victor, os sintomas de catarata incluem queixas de baixa acuidade visual (ou seja, dificuldade de enxergar) e a sensação de olhos embaçados. “Quando o paciente começa a perceber que os olhos estão opacos e isso está causando um desconforto na hora de enxergar, é hora de procurar um profissional para averiguar o que é. Principalmente os pacientes mais velhos em que a catarata é mais comum”, explica.
O médico destacou ainda que há formas de retardar o aparecimento da catarata. “Principalmente em locais ensolarados como aqui no Sertão, o primordial é a proteção para os olhos com óculos escuros. É comum a gente ver os trabalhadores do campo desenvolverem catarata muito cedo, porque vivem expostos; aqui no Brasil o aparecimento da catarata ocorre mais cedo do que num país frio. Pacientes diabéticos devem ter cuidado pois essa condição acelera muito o aparecimento da catarata”, diz.
A cirurgia de catarata é relativamente simples, se comparada a outras intervenções oculares e avançou muito nos últimos anos. Basicamente é inserida uma lente artificial no lugar do cristalino, que é a estrutura que funciona como uma lente “natural” no organismo. “Com o passar dos anos, esse cristalino, que quando a gente nasce é transparente, vai ficando mais opaco. E aí, quando há necessidade da cirurgia de catarata, é colocada uma lente artificial Cada paciente necessita de uma lente diferente, que pode ter espessura e aspectos diversos entre eles. Mas hoje em dia as lentes intraoculares são colocadas com um injetor, a sedação é oral, então, não há mais necessidade de injeção ou acesso venoso” , esclarece.
O pós-operatório consiste na utilização de colírios e repouso, além de não haver exposição do paciente ao sol. “Os pacientes usam dois tipos de colírios e devem fazer repouso, não pegar peso, tudo o que é exigido após qualquer cirurgia. E não deixar de usar óculos escuros e não haver exposição aos raios solares”, orienta.