Os treinos para adaptação da equipe de triatlo no rio Sena foram adiados pelo segundo dia seguido, nesta segunda-feira (29), devido aos índices de contaminação e forte correnteza do rio francês. As provas, que serão realizadas nesta terça (30) e quarta (31) também não foram confirmadas.
O comitê organizador e as autoridades locais tomaram “a decisão de cancelar a parte de natação do treino de triatlo”, devido aos “níveis de qualidade da água (…) não apresentarem garantias suficientes”, informaram, em nota. Segundo a organização, a decisão sobre as provas será tomada ainda nesta segunda-feira, após os resultados das avaliações de contaminação do rio nas últimas 24h.
Os atletas devem ser informados imediatamente sobre os resultados. Se a competição for mantida, os 55 triatletas devem fazer o percurso no Sena pela primeira vez em 124, sem fazer o reconhecimento do perímetro ou da correnteza.
As autoridades se disseram confiantes de que as condições climáticas da França evoluam, com aumento das temperaturas e ausência das chuvas para que a qualidade do Sena se reequilibre. Ao todo, foram investidos mais de 1,4 bilhão de euros (R$ 7,9 bilhões) para reduzir a contaminação no Sena e permitir o banho.
fonte: Bahia Notícias